Oração para Nossa Senhora da Conceição

Oração para Nossa Senhora da Conceição

Conheça uma bela oração para Nossa Senhora da Conceição. | Foto: Reprodução

Todo ano, no dia 08 de dezembro as igrejas em todo o mundo comemoram o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com festas nas igrejas e celebrações litúrgicas para renovar a fé dos fieis neste grande mistério divino. Conceição significa concepção. A devoção da igreja católica a Nossa Senhora da Imaculada Conceição é uma maneira de exaltar que Maria foi concebida sem pecados, que era santa e pura desde sua concepção.

Controvérsias sobre este assunto

No início da história da igreja católica – pelo menos na parte ocidental – todos os fieis eram devotos de Maria, mas tinham um pouco de dificuldade em aceitar o trecho bíblico em que diz que Maria foi concebida sem pecados, pois ela era humana, e todos os homens já nasciam com um pecado, o pecado original.

O pecado original é o castigo que a humanidade carrega nas costas por causa da desobediência de Adão e Eva. O pecado deles foi repassado para suas gerações, fazendo com que todas as pessoas, homens e mulheres, já nascessem com um pecado que seria chamado de pecado original. Este pecado é perdoado e removido com o batismo, e por isso a importância de batizar uma criança pouco tempo depois de seu nascimento.

Era difícil até mesmo para os padres acreditar que Maria, mesmo sendo humana, nasceu sem o pecado original. Até que o papa Bento XI reuniu uma assembleia em 1304, e nesta reunião o franciscano João Duns Escoto nos apresentou uma nova maneira de pensar. Segundo ele, Deus escolheu Maria para ser a mãe de seu Filho antes mesmo de ela nascer, e para ser mãe do filho de Deus a menina não podia possuir pecado algum, precisava ser pura para poder entregar seu coração à serviço da vontade de Deus. Então, no momento em que Sant’Anna e São Joaquim – pais de Maria – a conceberam, Deus a abençoou para que ela não possuísse o pecado original. Maria foi destinada desde o ventre a tornar-se santa e mãe de Jesus.

Depois dessa assembleia Maria recebeu o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e a igreja passou a ser devota da santa, dando-lhe um dia especial em seu calendário e fazendo a oração “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

Oração para Nossa Senhora da Conceição

Mãe Santíssima, tu fostes concebida sem o pecado original e passaste o resto de tua vida evitando todos os outros pecados. E como prova de tua santidade, mesmo virgem tornas-te mãe. Peço-te que ilumine meu ser, dê-me um sentido para viver. Quero ser igual a ti. Nasci com o pecado original, mas isso não é desculpa para eu não evitar os outros pecados como tu evitaste. Rogai a Deus por mim, para que eu tenha força de persistir. Sede meu maior exemplo e não permita que eu me desvie dos planos que Deus fez para mim. Quero buscar a santidade como tu também buscastes. Ouça minha oração! Amém.