Oração para Nossa Senhora da Cabeça

Oração para Nossa Senhora da Cabeça

Imagem: Reprodução

A história desta santa

A mãe de Jesus, a tão venerada Maria, recebeu vários títulos, estes provêm da dos papéis que a Virgem Maria desempenhou (e desempenha) na vida dos seus devotos através dos séculos e/ou dos locais e acontecimentos em torno dos quais manifestou-se na história, geralmente os que mais se destacam. Diante de tantos títulos, existe um chamado Nossa Senhora da Cabeça, não tão popular aqui no Brasil, mas que assim como os outros títulos, possui uma bela história por trás e que merece ser contada.

A primeira aparição da Nossa Senhora da Cabeça foi no ano de 1227, na Espanha, em uma região onde se encontra a cidade de Andujar, que fica a 18km do pico da Cabeça. As terras ao redor deste pico eram bastante utilizadas como pasto, principalmente criações de carneiros, sempre vigiados por pastores – geralmente pobres, simples e religiosos. Entre esses pastores estava João Alonso Rivas, que não possuía um de seus braços. Filho de cristãos e devoto da Virgem Maria, João dedicava suas orações a ela, enquanto cuidava de suas ovelhas.

Na noite de 12 de agosto de 1227, João decidiu ir atrás do som de uma campainha que por várias vezes despertava sua curiosidade. Há algum tempo ele vinha escutando este som, que parecia vir do alto do pico. Mas nesta noite, em especial, ele viu uma luz e foi em sua direção… Lá no alto do pico, além de conseguir ouvir o som da campainha mais nitidamente, agora enxergava raios luminosos saindo de uma gruta. Dentro dela, estava uma belíssima imagem de Nossa Senhora. Numa breve conversa, ela lhe restituiu o braço que faltava e quando João apareceu perante outras pessoas, elas não tiveram dúvidas de que um milagre havia acontecido.

Ao clarear do dia, João, o Vigário e outras autoridades foram até o Monte Cabeça e levaram a imagem de Nossa Senhora da Cabeça (foi aclamada padroeira com este título) para Andujar, onde seria fruto de devoção da população.

Alguns milagres seus

  • Libertou um pobre senhor condenado à morte – ele havia prometido depositar uma cabeça de cera aos pés de sua imagem se ela o salvasse.
  • Um quadro da santa conseguiu escapar de um grande incêndio que tomou conta de uma casa em Arapiraca.
  • No Brasil, é frequentemente associada a problemas na cabeça (talvez pela falsa associação do seu nome, já que na verdade ele está se referindo ao Monte Cabeça), sendo o alvo principal de promessas envolvendo a cura de alguma doença no local.
  • Recentemente vem operando supostos milagres em doenças, cirurgias e anomalias.

Oração poderosa para Nossa Senhora da Cabeça

“Ó mãe do céu, estou aqui a seus pés, tocai meu coração para que eu evite o pecado e escolha o caminho do amor à vida cristã, como teu devoto. Tende piedade das minhas misérias espirituais. Ó Mãe terníssima, dai-me saúde e força para vencer todas as dificuldades que possam surgir e que me opõem ao mundo, que minha cabeça não seja atormentada por males que perturbem a minha tranquilidade. Pelos merecimentos de vosso filho, Jesus Cristo, alcançai-me a graça que agora te peço (diga a graça a ser alcançada). Tendes aí, ó Mãe poderosa, minha humilde súplica. Se for de sua vontade, ela será atendida. Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós. Ouça minha oração. Amém!”