Oração para Nossa Senhora Auxiliadora

Oração para Nossa Senhora Auxiliadora

Aprenda uma bela oração para Nossa Senhora Auxiliadora, que já ajudou pontífices e muitos de seus fiéis a alcançarem graças junto a Cristo Jesus. | Imagem: Reprodução

Nossa Senhora Auxiliadora é apenas mais um dos diversos nomes que os católicos empregam para a Virgem Maria. Cada nome possui junto uma história, um significado, um tipo de interseção diferente. Nossa Senhora não possui poderes, ela não pode fazer milagre algum, o único que pode isso é Jesus. Mas ela, como mãe do Salvador, tem o poder de interceder por nossas causas, pedir ao Cristo que olhe por nós. Por isso os católicos costumam tanto recorrer a ela, em qualquer um de seus nomes, quando desejam alcançar alguma graça.

História de Nossa Senhora Auxiliadora

Em 1571, um imperador Turco, que era muçulmano, conquistou todo o mediterrâneo, e depois voltou para Europa, querendo conquista-la também. Como na época nenhum imperador europeu possuía forças suficiente para montar uma armada defensiva, o papa Pio V montou sua própria armada para impedir que os cristãos europeus fossem escravizados pelos muçulmanos e obrigados a mudar de religião. Então ele invocou o auxílio de Nossa Senhora para ganhar esta batalha, e ganhou.

No dia 7 de outubro de 1571 as tropas cristãs venceram as tropas muçulmanas e, como o perigo já havia passado, todos os cristãos podiam voltar a sua rotina normal. O Santo Padre Pio V resolveu então agradecer a Virgem Santa, acrescentando na ladainha mais uma invocação em homenagem a ela, “Nossa Senhora Auxiliadora dos cristãos”.

Em 1816 aconteceu outra coisa importante na história desta Santa. Napoleão Bonaparte estava tentando dominar toda a Europa, e fazia isso por meio de guerras e matanças, então o papa Pio VII resolveu excomungar Napoleão, o que causou tamanha raiva nele e o levou a sequestrar o Santo Padre e mantê-lo refém na França, sofrendo todas as formas de humilhação possíveis. Pio VII rogou então para Nossa Senhora e prometeu que assim que saísse dali ele faria uma cerimônia de coroação para ela.

Após cinco anos de cárcere o papa finalmente foi liberto por Napoleão, que já estava em declínio. No dia 24 de maio de 1814 o papa voltou triunfalmente para Roma e reassumiu seus poderes de pontífice. Cumpriu sua promessa de coroar a santa e ainda reservou o dia do calendário católico em que ele retornou para Roma como o dia de Nossa Senhora Auxiliadora.

Vários outros acontecimentos marcam a história desta Santa que tanto auxiliou não somente os papas, mas todos os cristãos que estavam precisando de socorro e a ela recorriam. Por isso existem tantos devotos fieis que todos os anos, no dia 24 de maio, fazem uma festa em homenagem a Virgem Maria que os auxilia.

Oração para Nossa Senhora Auxiliadora

Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos, nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada.
Amém.