Oração para formatura de Gabriel Chalita

O sonho da formatura

Boa parte daqueles que ingressam numa faculdade já sonham com o dia de sua formatura. Alguns, sonham com a formatura bem antes de começarem a estudar o curso que tanto desejam. É um marco na vida de qualquer pessoa, que será lembrado por ela, sua família e amigos para sempre. É uma despedida, obviamente. Mas também uma etapa concluída, um novo começo em sua vida. Deixa-se para trás provavelmente os melhores anos de sua vida, pessoas que marcaram e experiências renovadoras, mas ao olhar para frente, há um futuro cheio de possibilidades e uma sensação de dever cumprido por ter concluído uma importante etapa da vida.

O dia da formatura não é só importante para aquele que se formou, mas também para a família que acompanhou seus estudos durante todos esses anos e para os amigos que apoiaram as suas decisões e sua luta. Muitas vezes, sua família e amigos mal sabem o quão importante foi o papel desempenhado por eles durante esse tempo, sempre estando lá para você. Faça da formatura o momento perfeito para que saibam disso, é uma ótima oportunidade.

Sua noite de formatura é assim mesmo: sua. Você e seus colegas de faculdade são as estrelas da noite. Os formandos devem aproveitar todos os holofotes voltados para si, devem ficar orgulhosos de si mesmos, porque concluíram brilhantemente mais uma etapa – provavelmente uma das mais importantes e esperadas da vida de vocês. É a data perfeita para comemorar, vibrar, chorar e se preparar para o que ainda está por vir. Depois de todo o planejamento (convite, mensagem de agradecimento, roupa, gastos, etc.), só resta aproveitar.

Atenção para

  • Discursos: se ficou responsável por algum discurso na noite de formatura, tente transmitir todo o sentimento da sua turma naquele momento em palavras. Cuidado para não exagerar colocando frases desnecessárias ou piadas sem graça que te deixarão constrangida.
  • Diversão: a noite da formatura é só uma, obviamente, portanto, procure curti-la até o último minuto. Dance, converse com seus amigos, abrace os convidados, tire muitas fotos como lembrança para a vida toda, chore de felicidade, receba seu diploma com um sorriso no rosto… Só não fique observando, é a sua noite.
  • Oração: que tal uma oração para este momento tão especial e importante? Nada mais justo para agradecer os anos de curso, a convivência com os amigos e a conclusão tão esperada.

Oração de Gabriel Chalita

Oração para formatura de Gabriel Chalita

Foto: Reprodução

Chegou o grande dia, Senhor, chegou o dia da despedida. Do troféu. O troféu é o nosso diploma. Galgamos o cume de um monte de onde se descortinam vários caminhos. Caminhos que serão percorridos de acordo com a vocação e as escolhas de cada um. Chegou o dia do fim. O dia do começo.

E, como em todas as formaturas é dia de gratidão. Gratidão a ti meu, Deus. Autor da vida e de tudo o que existe. Gratidão aos pais, professores, funcionários, amigos. E todas essas pessoas que foram afinando as vozes para que o corpo pudesse entoar sua canção. A canção esta pronta. É só começar o espetáculo. A cada espaço de tempo, um sinal era tocado para que as pessoas se preparassem para o momento da estreia. A estreia é hoje. Tudo já foi ensaiado. É claro que sempre falta um detalhe aqui ou ali. Mas tudo está pronto para começar. E a vida aguarda os novos artistas. E o mundo está sedento do talento desses jovens que saem da gruta sem medo de enfrentar as feras que surgiram pelo caminho. Estão armados. Porque ter medo? Armados de valores, de conhecimento, de amor. Armados para derrotar o que deve ser derrotado e fazer tremular, no mais alto mastro, a bandeira da vida, iluminada com o sinal da paz.

O tempo passou rápido demais. No começo, movia-se devagar. Os primeiro dias. Os primeiros contatos, tudo era novidade. Cada novo momento parecia difícil de ser aprendido. As notas foram ganhando sonoridade. O som agradável foi contagiando toda a escola. E os estudantes foram crescendo, tal qual aurora que todos os rincões do mundo. E essa luz que vinha das conversas, dos risos, das pequenas discussões que faziam da escola um espaço de magia. E todo o reino era tomado por um sentimento único de esperança. Alias, no reino encantado da escola, os príncipes e princesas tem o dever de ensinar a sonhar. Apenas isso e nada mais. E isso já é o bastante.

O sonho está mais vivo do que nunca neste dia. A caverna já cumpriu sua missão. Não é possível mais viver em seus seguros espaços. É preciso sair para o mundo. É preciso deixar na caverna tantos momentos lindos que marcaram nossa história.

Toda cumplicidade dos maestros que lá estavam e que anunciavam a luz que nos aguardava. É preciso levar da caverna os sentimentos corretos. A determinação de não nos acomodarmos com o que esta acontecendo de errado. Aprendemos que nunca deveríamos negligenciar os nossos valores, os nossos ideais. E seremos fieis a essa vocação.

Hoje é o dia da formatura. E a emoção desse dia tem de ser um marco que nos proteja do crime da acomodação e da apatia. Que a juventude que temos seja eterna, e que o desejo de mudar o mundo saia da utopia e habite a realidade. Esta é a nossa oração. Este é nosso interno amoroso. Estamos prontos. Saudosos de um passado recente. Mas prontos. Podem abrir as cortinas. O espetáculo vai começar. Proteja-nos, Senhor nesta e em todas as nossas apresentações. Não podemos desanimar.

Assim seja!

(Gabriel Chalita)