Oração para as refeições

O costume cristão da oração

Oração para as refeições

Imagem: Reprodução

Nas casas de famílias cristãs, é comum nos depararmos com o costume da oração antes das refeições. Na Bíblia, encontramos vários momentos de orações entre famílias e amigos perante uma mesa pronta para a refeição. Jesus, inclusive, teve diversas ocasiões onde orou antes de uma refeição. Esse costume não possui uma “fórmula” exata, nenhum modelo para se seguir. É como algo sincero, vindo do coração daquele que faz a oração e também ensina os mais novos a orar em público, mostrando que não é algo do que se envergonhar – muito pelo contrário. A prática de orar antes da refeição é mais uma em que nos comunicamos com Deus, portanto, quanto mais for executada, melhor, ainda mais porque será feita em família, tornando o momento bem especial.

Porque orar antes e/ou depois das refeições?

  • Para agradecer a Deus por mais um dia: aproveite o momento e agradeça por mais um dia Àquele que lhe proporcionou acordar em mais uma manhã.
  • Para agradecer pelo alimento: agradecer à Deus pelo alimento que está em sua mesa – independente do que seja – é importante. Não é que Ele cobre um agradecimento de você, é que esta atitude demonstra o quanto você é grato pelo que Deus faz em sua vida, inclusive colocando alimento para ti e sua família na mesa.
  • Para abençoar os alimentos: abençoe tudo aquilo que está em sua mesa, já que não sabes exatamente a procedência, pede a bênção e a proteção de Deus.
  • Para agradecer pela fartura e abundância: está passando por uma época de melhores condições? Agradeça à Deus por estar sempre te dando forças para o trabalho que te proporciona melhores refeições à mesa, com sua família.
  • Para pedir por aqueles que possuem menos: lembre-se daqueles que não possuem sequer meia refeição à mesa, peça a Deus que dê forças para estas famílias e o pão de cada dia.
  • Para agradecer à boa saúde: está numa boa fase em sua saúde? Se recuperou de alguma doença? Ore pedindo para que essa boa fase continue, agradeça por mais um dia de vida e continue pedindo saúde para aqueles que você ama.
  • Para ensinar as crianças e os jovens a orar em público: mostre o quão belo é orar com a família e os amigos, para que os mais novos aprendam e sigam os seus passos, agradecendo à Deus por cada refeição, a cada novo dia.

Orações para fazer antes das refeições

Antes da refeição: Senhor, nos abençoai, e também abençoai estes alimentos que tua bondade nos proporcionou e vamos comer. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor e Vosso Filho. Amém.

Depois da refeição: Ó Deus onipotente, nós vos agradecemos por este alimento e todos os outros benefícios que nos destes. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.