Oração à São Benedito

Oração à São Benedito

Oração à São Benedito, o Mouro.  | Foto: Reprodução

São Benedito é um santo da Igreja Católica, sendo um dos mais populares do Brasil. Sua devoção começou quando os portugueses colonizaram o país.

Há quem afirme que ele nasceu no dia 31 de março de 1524 na região da Sicília, Itália. Sua família era bastante humilde, descendente de escravos originários da Etiópia. Por ser da raça negra, é conhecido em algumas regiões como “O Negro” ou “São Benedito, o Mouro”. Outros defendem que ele tenha sido capturado no norte da África e se tornado um escravo, o que era extremamente comum naquela época.

Quando tinha apenas 18 anos já tinha decidido se consagrar a servir a Deus. Quando fez 21 anos, foi chamado para viver junto dos monges Eremitas de São Francisco de Assis e aceitou. Enquanto esteve lá, fez votos de castidade, obediência e pobreza, dormindo nas ruas sem nenhuma proteção e caminhando descalço. As pessoas o procuravam com frequência, para pedir orações e conselhos.

Após ter passado 17 anos nos Eremitas de São Francisco, ele foi ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Por conta de sua extrema sabedoria e piedade, os membros da comunidade elegeram-no o Superior do Mosteiro, mesmo ele sendo leigo no assunto e analfabeto, por nunca ter sido ordenado sacerdote. Todos os seus irmãos de comunidade consideravam-no um homem iluminado pelo Espírito Santo de Deus, por conta das profecias que fazia. Após ter passado o seu tempo como Supervisor, ele voltou para as suas tarefas habituais na cozinha com bastante humildade.

Como sempre estava preocupado com aqueles que não tinham o que comer, sempre pegava alimentos e mantimentos do Convento e escondia em suas roupas, levando-os para os mais necessitados. Segundo a tradição católica, em uma dessas saídas, ele foi surpreendido pelo novo Supervisor, que imediatamente lhe perguntou: “O que estais escondendo embaixo de tuas vestes irmão Benedito?” e ele respondeu: “Rosas, meu senhor!”. E por incrível que pareça, quando ele abriu seu manto, surgiram várias rosas e não a comida que ele estava levando.

Mais informações

  • São benedito faleceu quando tinha 65 anos de idade, na comuna de Palermo, na Itália, dia 4 de abril de 1589.
  • No Convento de Santa Maria de Jesus de Palermo, encontra-se uma placa indicando a localização de sua cela.
  • A cada ano, é celebrada uma missa, seguida de uma festa em sua homenagem na região de Coval, em Portugal.

Oração à São Benedito

Glorioso São Benedito, grande Confessor da fé,
com toda confiança venho implorar
a vossa valiosa proteção.

Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes,
impetrai-me as graças que ardentemente desejo,
para maior glória de Deus.

Confortai o meu coração nos desalentos!
Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres!
Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto!

Assisti-me e guiai-me na vida
e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo
e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes.

Ouça, por favor, minha oração…

Assim seja.