Oração à Santa Clara

Oração à Santa Clara

Ela foi uma mulher rica que abriu mão de tudo pela fé ao Senhor! Conheça mais de sua trajetória e aprenda uma oração à Santa Clara. | Foto: Reprodução

Jovem, bela, inteligente e rica que resolveu abandonar tudo para servir a Jesus. Saiu de casa, renegou sua herança e passou a ser conhecida como a “dama pobre”.

História de Santa Clara

Nasceu em 1193, na cidade de Assis, na Itália, em uma família considerada nobre e bastante rica. E mesmo antes de nascer sua mãe já sabia que ela se chamaria Clara, pois recebeu uma inspiração do Espírito Santo que dizia que o seu bebê iluminaria o mundo com a sua fé e sua santidade. Sempre destacou-se dentre os demais por sua imensa caridade para com os pobres e também o seu respeito com os pequenos.

Em 1212, com somente 18 anos, a jovem Clara conheceu Francisco de Assis, que possuía uma ideologia de fé e pobreza. Ela apaixonou-se pela ideologia, pelo estilo de vida que Francisco tinha, e então decidiu abandonar sua casa e segui-lo, para que assim pudesse servir a Jesus como seu coração desejava, de maneira mais radical. Foi necessário que ela fizesse votos de pobreza, castidade e caridade para seguir o caminho indicado por São Francisco, e para provar que era obediente ela cortou os seus cabelos, em sinal de total entrega a Jesus.

Depois de algum tempo caminhando ao passo de São Francisco, Clara reuniu-se com outras moças e foram juntas para igreja de São Damião, onde deram início a uma ordem franciscana chamada Clarissas, que era formada apenas por mulheres que desejam servir a Jesus e contemplá lo. Clara tornou-se, além de mãe, o modelo da ordem. Isto se deu principalmente pelo longo tempo em que ela esteve enferma, mas mesmo assim continuou a seguir a vontade divida, adorar seu Senhor e transmitir a todos a grande paz interior que sentia.

Durante o longo tempo de sua enfermidade, alguns homens violentos ameaçaram invadir o convento de Assis, e Clara mesmo encontrando-se impossibilitada, levantou-se e expulsou os homens de lá com a ajuda do Santíssimo Sacramento. Depois disso ela não conseguiu mais levantar-se de sua cama, e passou a assistir a Santa Missa pela televisão, sem que fosse preciso deixar seu leito. Por este motivo ela é considerada como Patrona da Televisão.

Morreu no ano de 1253, no convento de sua ordem Franciscana, na cidade de Assís, por causa de sua enfermidade.

Oração à Santa Clara de Assis

Santa Clara, tu que iluminastes o mundo com teu exemplo de fé e entrega aos projetos divinos, sede inspiração também para mim. Quero poder renegar o dinheiro e as coisas materiais, para viver o amor, a fé e a caridade acima de tudo. Intercede em minha vida, roga a Deus que me proteja, me abençoe hoje e sempre, e que derrame suas graças sob minha família. Escute minha oração! Amém.