Oração à Padre Cícero

Oração à Padre Cícero

Oração à Padre Cícero, conhecido popularmente como “Padim Ciço”. | Foto: Reprodução

Nascido na cidade cearense, Crato, em 24 de março do ano de 1844, Cícero Romão Batista foi um sacerdote da Igreja Católica Brasileira, mais conhecido como Padre Cícero ou popularmente “Padim Ciço”. Previamente proprietário de terras, gado e diversos imóveis, Cícero chegou a fazer parte da sociedade e política conservadora do sertão do Cariri, mas aos 12 anos já havia feito seu voto de castidade, influenciado pela vida de São Francisco de Sales. Em 1865 ingressou no Seminário da Prainha, na capital cearense, Fortaleza e aí começou oficialmente seu trabalho missionário. Chegou a ser um grande conselheiro para o cangaceiro Lampião, que carinhosamente o chamava de “padrinho Ciço”. O padre Cícero chegou a falecer em Juazeiro do Norte no dia 20 de julho de 1934 aos 90 anos de idade e seu corpo está sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Cronologia do milagre de Padre Cícero

  • 1889: Durante uma missa celebrada por ele, a hóstia que foi concedida à religiosa Maria de Araújo se transformou em sangue em sua boca. Há relatos que tal fenômeno chegou a se repetir várias vezes durante cerca de dois anos.
  • 1891: A pedido do próprio padre, a diocese formou uma comissão de padres e profissionais da área de saúde para investigar o suposto milagre e no dia 13 de outubro a comissão chegou a conclusão de que não havia explicação natural para o fato ocorrido.
  • Final do século XIX: O bispo Dom Joaquim José Vieira desconfiava dos resultados e nomeou uma nova comissão para investigar o caso. Essa segunda comissão concluiu que não houve milagre, mas sim um embuste. O Dom determinou que Maria de Araújo fosse enclausurada.
  • 1898: Padre Cícero foi a Roma e se reuniu com o Papa Leão XIII juntamente com membros da Congregação do Santo Ofício, conseguindo sua absolvição. Entretanto, ao retornar a Juazeiro do Norte, a decisão do Vaticano foi revista e o padre foi excomungado.
  • 1977: Pe. Cícero foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Brasileira.

Oração à Padre Cícero

Oração I

Oh, querido Padre Cícero, és uma grande inspiração para teus devotos. Nós que estamos desamparados, sem terra, sem casa, sem transporte ainda conseguimos encontrar esperança em seu divino poder. Permite que os nossos dias sejam produtivos e que encontremos o caminho da prosperidade. Proíbe que os sacerdotes falsos, voltados para a riqueza material e ignorados da riqueza espiritual, nos sujem com suas falsas profecias. Recompensa-nos, querido Senhor, pelos calos em nossas mãos e permite que nossa família também seja abençoada em seu nome. Pelo amor de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Oração II

Padre amado, padre soberano, meu querido Padre Cícero, permite que hoje seja o dia em que eu me entrego a Vós. Abençoe minha família, meus trabalhos e o meu caminho para que possa encontrar a felicidade e o amor de Deus. Conduza-me para a vida eterna, sem me deixar cair nos abismos mundanos dessa vida. Faz com que os dias mais longos sejam repletos de bênçãos e jamais de dor. Em nome do senhor Deus e seu amado filho Jesus Cristo, eu entrego minha alma para ser conduzida pelo caminho do bem. Amém.