,

Óleo de cártamo emagrece?

Muita gente sequer ouviu falar dela, mas o Cártamo é uma planta medicinal que está há muito tempo “no mercado”. Surgiu há mais de 2 mil anos, na Índia, e possui flores que fornecem um corante bastante utilizado na culinária, sendo chamado de açafrão bastardo, por conseguir substituir o açafrão verdadeiro.

Como pode ser usado

  • Pode ser usado como corante de alimentos.
  • Seu corante de cor amarelada/alaranjada recebe o nome de cartamina, foi usado desde antes da Era Cristã para tingir tecidos e chegou a ser cultivado com este único propósito.
  • Dele, pode ser extraído um óleo que tem servido para a indústria (para a fabricação de tinta, sabão, esmalte, etc.) e o consumo humano (em cápsulas principalmente, para os benefícios à saúde).

Os benefícios do óleo de cártamo

Óleo de cártamo emagrece?

Foto: Reprodução/ internet

Os benefícios certeiros que o óleo de cártamo oferece são os efeitos antioxidante e anti-inflamatório, a prevenção e o tratamento de diabetes tipo 2, redução do risco de arteriosclerose e o aumento do bom colesterol, mas ele também acelera o metabolismo das gorduras presentes no organismo, ou seja, o óleo ajuda muito aqueles que querem emagrecer. Porém, como acontece com vários medicamentos, muita gente diz que ele opera milagres.

Mas, não é bem assim que funciona: o óleo de cártamo emagrece, sim, mas com ajuda e esforço daqueles que o consomem. Não basta simplesmente tomar a cápsula, é preciso controlar a alimentação (não consumindo muitas calorias ou comendo em excesso, por exemplo) e praticar algum exercício físico que irá acelerar o efeito do óleo. A cápsula de óleo de cártamo concentra suas propriedades a fim de deixá-lo mais potente, mas o esforço para que a perda de peso aconteça é responsabilidade de quem quer emagrecer.

Como funciona o óleo de cártamo no emagrecimento

Quando entra no organismo, o primeiro passo do óleo de cártamo é bloquear a ação da enzima Lipase Lipoprotéica (LPL), que é a encarregada pela transferência da gordura da corrente sanguínea até o interior das células adiposas (de gorduras). O problema, entretanto, é que como já citado anteriormente, esse processo só irá ocorrer se o organismo estiver necessitado de energia. É como se o óleo de cártamo fizesse apenas uma parte do processo de emagrecimento, como se fosse o pontapé inicial, e o resto fica na responsabilidade da pessoa, que deve buscar uma alimentação saudável e também praticar atividade física.

Onde comprar e dosagem?

Primeiramente, converse com seu médico para tentar descobrir se as cápsulas de óleo de cártamo são a melhor opção para você. Depois, se ele consentir, compre em lojas de produtos naturais, farmácias ou sites. Geralmente, a dosagem é feita por um médico e não ultrapassa 2 cápsulas diárias, mas pode variar de pessoa para pessoa.