,

O que significa RT

Sigla refere-se a uma rede social bem famosa e tem relação com o manual de etiqueta da internet

Você sabe o que significa RT? Um espaço incrível para fazer coberturas ao vivo e para ser usado, principalmente, a favor da política, publicidade e do jornalismo, o Twitter é uma rede social que nasceu oficialmente em 2006 e até hoje é bastante respeitada.

Ele deu origem a alguns termos que sequer existiam ou eram usados para outros significados. Você sabe o que significa RT? Descubra.

RT é a sigla para a palavra retweet. Na prática, fazer um retweet é compartilhar uma publicação de outra pessoa no seu perfil. Se você copiar e colar o comentário de alguém, também é considerado um RT.

Essa é uma forma elegante de não fazer plágio ou levar o mérito pela produção de alguém no Twitter. Via de regra se você está colocando na sua rede social, algo que não é seu, não foi criado por você, é aconselhável que você avise que se trata de um retweet de outra pessoa. É a norma de etiqueta da internet.

Palavras e siglas nascidas na internet

Os vocabulários do mundo inteiro ganharam novas palavras com a chegada da internet. Siglas e expressões que não existiam ou ganharam um novo significado a partir da rede.

O que significa RT tem relação direta com a cópia de algum material divulgado na rede social

O RT faz parte do manual de etiqueta da internet (Foto: depositphotos)

A maioria tem origem na língua inglesa, mas já foi facilmente adaptada às línguas do mundo todo e se tornaram palavras universais. Conheça outras palavras e siglas que nasceram na internet e fazem parte do dia a dia de milhões de internautas.

Bitcoin: certamente você já ouviu falar ou leu a palavra bitcoin. Ela dá nome a um projeto ousado que muita gente desacreditou no começo, mas quem apostou está milionário. Bitcoin é uma moeda virtual que é utilizada para fazer compras online. Ela só existe na internet e hoje vale muito no mercado web.

Veja também: O que significa crush

Emoji: essa palavra deriva de emoticons. Na internet, emojis são imagens utilizadas para mensagens instantâneas ou em textos maiores na rede. Eles expressão emoções e dispensam as palavras. Por exemplo, se você está feliz, é só colocar um emoji sorrindo, o seu interlocutor saberá o que você quer dizer. Já se você quer chorar, é só colocar uma carinha redonda com lágrimas escorrendo. Seu recado é dado de forma simples e direta.

Fikdik: essa expressão é a uma abreviatura de outras muito utilizadas na internet. “Fica a dica” é muito empregada e funciona como uma ironia ou conselho. Por exemplo: “Seja mais humilde. Fica a dica”. Porém, como todas as palavras na internet, essa expressão também foi reduzida. Agora, “Fikdik” é uma forma resumida de fizer “Fica a dica”.

Brinks: é a mesma coisa que “brincadeira” ou “estou brincando”. Geralmente é uma forma resumida de dizer a palavra mais extensa.

Tuitar: é um verbo que significa fazer um twitter. Ao digitar uma mensagem de até 140 caracteres, a pessoa está tuitando, fazendo uma ação bem específica que só é possível na internet.

Vlogar: outro verbo que nasceu na internet. Vlogar é uma mistura que blogar (diário social da internet) com vídeo. Em resumo, fazer um vídeo para a internet é vlogar. Fazer um diário em forma de imagens em movimento.

Veja tambémO que significa #tbt

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.