O que é um logradouro e quais os mais bonitos

O logradouro é um “local público para desfrute da população. Pode ser um parque, largo, via, passeio, horto, praça, rossio, avenida, jardim, rua”.

Na prática, logradouro é todo terreno cercado por casas ou imóveis que podem ser utilizados por todos os moradores da cidade. Muita gente remete à expressão somente como rua, mas ele é muito mais abrangente.

Os 9 logradouros mais bonitos do mundo

1- Champs-Élysées, na França

A Champs-Élysées é um dos logradouros mais bonitos do mundo

A Champs-Élysées fica em Paris, na França (Foto: depositphotos)

Na verdade, é até injusto colocar uma rua de Paris como uma das mais bonitas do mundo, pois a cidade inteira é linda demais. A Champs-Élysées é uma avenida francesa que concentra lojas e restaurantes e tem no seu ápice o Arco do Triunfo.

Essa combinação de avenida com monumento faz a avenida ser considerada uma das mais belas do planeta. Destaque para a época natalina, quando a via é toda iluminada. Imperdível!

Veja também: Lugares no Brasil para passar as férias de Julho

2- Fondamenta San Mauro, na Itália

A Fondamenta San Mauro é um dos logradouros mais bonitos do mundo

A Fondamenta San Mauro fica em Burano, na Itália (Foto: depositphotos)

Uma cidade vizinha à Veneza também reserva ruas maravilhosas. Em Burano, terra dos vidros e cristais, o logradouro Fondamenta San Mauro é também considerado um lugar incrível. Para ostentar esse título, ele reúne atrativos muito bons: casinhas coloridas, calçadas estreitas e um grande canal bem no meio.

3- Rua Gonçalo de Carvalho, no Brasil

A rua Gonçalo de Carvalho é um dos logradouros mais bonitos do mundo

A rua Gonçalo de Carvalho fica em Porto Alegre, no Brasil (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

No estado de Porto Alegre, Sul do Brasil, a Rua Gonçalo de Carvalho também já foi eleita uma das ruas mais bonitas do nosso país. Isso graças às árvores contorcidas que margeiam as calçadas e fazem com que a rua pareça uma grande passarela em meio à natureza. Você precisa conhecer.

4- Riva del Ferro, na Itália

A Riva del Ferro é um dos logradouros mais bonitos do mundo

A Riva del Ferro fica em Veneza, na Itália (Foto: depositphotos)

A cidade de Veneza é um arraso. Sério. Cada logradouro desse lugar peculiar é bonito. Porém, o Riva del Ferro onde passa o Grande Canal é espetacular. Ele concentra vários atrativos turísticos em um espaço só, como inúmeros restaurantes, a ponte mais famosa de Veneza, a Rialto; e inúmeras gôndolas.

Veja também: 7 destinos de viagens para casais que gostam de boa comida

5- Quinta Avenida, nos Estados Unidos

A Quinta Avenida é um dos logradouros mais bonitos do mundo

A Quinta Avenida fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos (Foto: depositphotos)

Não poderia faltar a Quinta Avenida de Nova Iorque entre os logradouros mais famosos e bonitos do mundo. A avenida concentra inúmeras lojas de luxo e os arranha-céus de hotéis e grandes empresas. Uma boa dica para quem visita a Quinta Avenida é aproveitar a comida de rua e se sentir como em um filme americano.

6- Reguliersgracht, na Holanda

A Reguliersgracht é um dos logradouros mais bonitos do mundo

O canal Reguliersgracht fica em Amsterdã, na Holanda (Foto: depositphotos)

Amsterdam é uma das cidades mais lindas da Europa e logradouros bonitos não faltam por lá. O canal Reguliersgracht é um dos mais fotografados do destino. As casas ao redor, as pontes e os barcos dão muito charme ao espaço que fica ainda mais inesquecível quando o Sol se põe.

7- Gran Place, na Bélgica

A Gran Place é um dos logradouros mais bonitos do mundo

A Gran Place fica em Bruxelas, na Bélgica (Foto: depositphotos)

Já falamos por aqui que logradouro não é só rua. Ele também pode ser um parque, largo, via, passeio, horto, praça, avenida, jardim. A Gran Place em Bruxelas, capital da Bélgica é um dos logradouros mais bonitos do mundo. Cercada por edifícios históricos, a praça é grande e concentra inúmeros restaurantes e bares. Durante a primavera, ela recebe tapetes de flores e durante o inverno, celebrações de natal.

8- Praça São Pedro, no Vaticano

A Praça São Pedro é um dos logradouros mais bonitos do mundo

A Praça São Pedro fica no coração do Vaticano (Foto: depositphotos)

Sede do cristianismo, a Praça São Pedro fica no coração do menor país do mundo, o Vaticano. Rodeada por vários cartões-postais do mundo, como o Igreja de São Pedro e o Museu do Vaticano, a Praça é um logradouro que reúne milhares de pessoas todos os dias. Ela também é palco para inúmeras manifestações cristãs e eventos católicos.

Veja também: Sonhar com praça

9- Strip, em Las Vegas

A Strip é um dos logradouros mais bonitos do mundo

A Strip fica em Las Vegas, nos Estados Unidos (Foto: depositphotos)

Las Vegas é a capital nacional da diversão! E a Strip é uma amostra de tudo isso: monumentos, hotéis, casas de shows, cassinos e tudo mais que representa a cidade. O logradouro impressiona pela beleza, iluminação e fluxo de turistas.