O que é Prostatectomia? Informações sobre a cirurgia.

prostata

O que é Prostatectomia?

A Protastectomia é a remoção total ou parcial da próstata. Ela é realizada em csos de tumores (câncer de próstata) ou quando há um crescimento exacerbado desta glândula (hiperplastia benigna de próstata), o que pode limitar o fluxo de urina pela uretra.

Métodos que podem ser realizadas a Prostatectomia:

Existem diversas formas de se realizar essa remoção:

* Ressecção transuretral de próstata (RTUP ou TURP): um cistoscópio é passado pela uretra até a próstata, onde o tecido que circunda a próstata é removido. É uma operação comum para hiperplasia benigna de próstata (HBP) e os resultados são excelentes para uma grande porcentagem dos pacientes (80-90%). Uma operação mais segura e refinada é por meio de um laser vermelho de alta potência “holmium”.

* prostatectomia aberta: é um procedimento cirúrgico que envolve uma incisão na pele e a enucleação do adenoma prostático, através da cápsula prostática (prostatectomia retropúbica) ou através da bexiga (prostatectomia suprapúbica). É realizada quando a próstata tiver um tamanho extremamente grande.

* Laparoscópica: quatro pequenas incisões são feitas no abdômen e a próstata inteira é removida, preservando nervos que mais facilmente lesados por uma abordagem retropúbica ou suprapúbica. A prostatectomia laparoscópica possui mais vantagens que a operação perineal ou retropúbica, sendo mais econômica que a técnica cirúrgica auxiliada por um robô.

* Prostatectomia roboticamente auxiliada: nessa operação, os braços robóticos laparoscópicos são controlados por um cirurgião. O robô fornece ao cirurgião muito mais destreza e liberdades de movimentos que a laporoscopia convencional, enquanto oferece as mesmas vantagens em relação à prostectomia aberta: incisões muito menores, menos dor, menos sangramento, menor risco de infecção, menor tempo de cura e menor tempo de estadia no hospital. Apesar dos custos deste tipo de procedimentos ainda serem altos, os preços estão baixando rapidamente.

ATENÇÃO:

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site Blogodorium.net, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.