,

O que é Oxandrolona? Quais os benefícios?

O que é Oxandrolona

Saiba o que é Oxandrolona e quais os seus efeitos colaterais. | Foto: Reprodução

O que é Oxandrolona?

A Oxandrolona é um medicamento com efeitos ligados ao receptor de testosterona no corpo. Ela foi criada por Raphael Pappo, que registrou a marca como Anavar, sendo introduzida pela primeira vez nos Estados Unidos no ano de 1964. O fármaco é administrado por via oral, muito usada por praticantes de atividades físicas, por possuir ação anabólica e androgênica.

Apesar do que falam em academias e centros de musculação, a oxandrolona não é uma das saídas mais saudáveis para quem deseja ganhar massa muscular mais rapidamente que o natural. Isso porque ela não é um suplemento, como o Whey Protein, por exemplo. Na verdade, trata-se de um medicamento que é classificado como um esteroide anabólicos, usado muitas vezes em casos de deficiência hormonal.

Mas o que diferencia esse anabolizante dos demais é que o maior público que o procura é o feminino. Mas porque as mulheres têm procurado cada vez mais esse medicamento? Existem dois motivos:

  1. Por ser um derivado da testosterona, a substância proporciona crescimento muscular. É justamente por conta desse hormônio que os homens tendem a ter mais músculos que as mulheres.
  2. Por acharem que a oxandrolona possui menos efeitos colaterais que os demais anabolizantes, “masculinizando” menos a voz e corpo da mulher.

Efeitos colaterais da Oxandrolona

Mesmo que seja divulgado em muitos lugares que a oxandrolona possui efeitos colaterais quase nulos, o seu uso, mesmo que por um curto período de tempo, pode se tornar bastante perigoso. Em pouco tempo, os efeitos masculinizantes começam a surgir, como:

  • Engrossamento da voz;
  • Aumento excessivo de pelos por todo o corpo;
  • Queda de cabelo (relacionada à calvície típica em homens);
  • Alteração na textura da pele.

Além disso, o consumo desse medicamento pode levar à transtornos psicológicos (como o aumento significativo da agressividade) e doenças mais sérias. Quando é administrado puro, com a finalidade anabolizante, ele pode causar até tumores em alguns órgãos, como por exemplo, o fígado. Até porque, assim como qualquer medicamento, a oxandrolona deve ser usada apenas no tratamento das doenças na qual ela é eficaz e nunca com fins estéticos.

Procure usar suplementos naturais e que não envolvam hormônios, como por exemplo, a testosterona, que masculinizam demais a mulher. Todo medicamento deve ser receitado por um médico. Tomando sem prescrição e por pura vaidade, você está pondo em risco a sua saúde, podendo até adquirir um câncer por conta de um capricho.