O que é hipertensão?

Hipertensão

A pressão arterial é a força com que o fluxo sanguíneo transita nas artérias e, quando é medida, dois valores são registrados: o valor maior, que é quando o coração se contrai bombeando o sangue, a pressão sistólica e o menor, a pressão diastólica, quando há o relaxamento do coração entre duas batidas.

  • Quando a pressão sistólica, em repouso é maior que 140 mm hg ou a diastólica em repouso é superior a 90 mm hg, ou ambos, aí temos um quadro de hipertensão, ou pressão alta.

A hipertensão é uma doença silenciosa, pois pode não apresentar sintomas por muito tempo, ou seus sintomas podem ser semelhantes a algumas outras doenças, como dores de cabeça, tonturas, náuseas, etc.

Com hipertensão, o coração trabalha com mais força, causando um sofrimento às artérias e aumentando as chances de infarto, ataque cardíaco e danos aos rins.

Importante saber que uma medição apenas com níveis elevados, não significa que a pessoa sofra de hipertensão. Os níveis variam ocasionalmente devido a alguns fatores isolados como: ingestão excessiva de sal, de café, álcool, cigarro, altos níveis de estresse, uso de alguns medicamentos ou drogas, etc.

Fontes de informações:

http://emedix.uol.com.br

http://www.orientacoesmedicas.com.br

http://www.copacabanarunners.net