, ,

O que é Aquecimento Global?

Aquecimento Global

Uma das notícias que mais correm atualmente na internet, televisão, rádios e nos demais meios de comunicação é o aquecimento global. Muita gente nem sabe do que se trata, ou até pelo que ele é causado, mas é tanta repercussão, que começamos a pesquisar mais sobre esse tema tão polêmico.

O aquecimento global ocorre por conta de uma série de alterações climáticas no nosso planeta. Várias pesquisas apontam que as temperaturas em todo território mundial vem aumentando gradativamente por séculos. Cientistas da ONU e do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima, constataram que nos últimos cinco séculos, houve um aumento de aproximadamente 0,5°C na temperatura do planeta. Isso pode parecer um número pequeno e insignificante, entretanto, pode causar uma série de mudanças na biodiversidade, causando uma série de problemas ambientais.

Causas

Até hoje, as possíveis causas para o aquecimento global vêm sendo pesquisadas a fundo. Alguns cientistas defendem a teoria de que isso é um acontecimento natural da terra, já que ela está saindo aos poucos da Era Glacial e está indo para a interglacial, o que estaria derretendo as calotas polares.

Em contrapartida a esse pensamento, a maioria das pesquisas apontam que as principais causas para esse problema estão diretamente ligadas à ação humana. Segundo elas, a queima dos combustíveis fósseis, como gás mineral, petróleo e carvão. Quando tais substâncias são queimadas, liberam gases como o N2O (Óxido Nitroso), o CH4 (Metano) e o CO2 (Dióxido de Carbono). Tais gases fazem com que o calor gerado pelos raios solares seja retido na atmosfera, ocasionando o tão famoso efeito estufa.

Outras causas que também influenciam bastante para o aumento da temperatura global são os desmatamentos constantes das florestas e também a impermeabilização do solo.Degelo das calotas polares

Consequências

  • Degelo das calotas polares;
  • Aumento do nível dos oceanos, o que futuramente pode ocasionar a submersão de várias áreas litorâneas;
  • Surgimento de áreas desérticas e o aumento das que já existem;
  • Aumento significativo na quantidade de furacões e desastres naturais do tipo, devido à grande quantidade de evaporação das águas dos oceanos;
  • Épocas de calor insuportável no mundo inteiro (No verão europeu, por exemplo, crianças e idosos têm morrido, devido ao grande aumento das temperaturas).

Protocolo de Kyoto

Com a finalidade de minimizar os efeitos causados pelo aquecimento global, mais de 160 países do mundo inteiro, assinaram um acordo em 1997 chamado Protocolo de Kyoto. Nesse documento, todos os países devem se comprometer a reduzir as taxas de emissão dos gases poluentes anteriormente citados em no mínimo 5% em relação à década de 90. Tal meta, deve ser concluída no período entre os anos de 2008 e 2012. Apesar disso, alguns países não estão fazendo nada para que essa meta seja atingida, um deles é a maior potência do mundo, os Estados Unidos.