Nazismo – história e principais características do líder Adolf Hitler

hitlerhitler

Após a Primeira Guerra Mundial a Alemanha estava numa enorme crise.

Parte pelos gastos gerados pela guerra em si, e também pelas indenizações que teve de pagar aos países vitoriosos (do Eixo) que foram combinados no Tratado de Versalhes.

A população da Alemanha estava arrasada, a economia afundada (o problema econômico agravou mais ainda após a crise de 1929) e a imagem do país no mundo todo denegrida.

Nesta conjuntura surgiu um jovem idealista, que por determinadas características, como o anti-comunismo exacerbado, agradava a burguesia. Adolf Hitler, um dos fundadores do Partido Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista).

Curiosidades:

O termo Nazi é uma contração da palavra alemã (NA)tionalso(ZI)alist (Nacional Socialista).

A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. A nazista tem os braços, apontando para o sentido horário, ou seja, indo para a direita e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo. Outras chamadas suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas.

A tomada do poder começou em 1933, quando o partido já contava com forte apoio popular, Hitler galgou o cargo de Chanceler (Primeiro Ministro) alemão.

No ano seguinte, após a morte do presidente alemão, a Partido Nazista deu um golpe de estado, tornando Adolf  Hitler o Führer (líder) da nação, surgindo assim o terceiro Reich (o primeiro Reich foi o Sacro Império Romano Germânico, depois veio o Império Alemão e por fim o Império de Hitler).

No poder os nazistas perseguiram os comunistas e os judeus (estes em especial, pois de acordo com a mentalidade nazista, eram culpados por todas as desgraças que acometiam a Alemanha, principalmente da derrota na Primeira Guerra Mundial).

Foi criado a Gestapo (polícia política), que tornou-se braço direito do Führer.

Na ideologia nazista era puramente nazista. Ela pregava que a única raça pura era a germânica, que todas as outras deveriam, por ser inferiores, ser subjugadas pelos alemães.

O estado logo começou uma corrida armamentista, o que contrariava o Tratado de Versalhes.

No campo econômico, os nazistas controlavam a produção e os trabalhadores por meio das frentes de trabalho.

Buscando tornar possível o sonho de Hitler, de uma grande Alemanha, o país começou a invadir territórios vizinhos.

Foi numa destas invasões que começou a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1939, quando a Polônia foi invadida.

Material externo:

+ Leia também sobre o Fazismo, ou Facismo, movimento italiano paralelo ao Nazismo.