Mudança de cor da urina/xixi:possíveis doenças/causas e tratamentos

xixi

Quando nossa urina muda de cor, ou seja: deixa de ser clara, translúcida e sem cheiro, é sinal de que houve mudanças no nosso organismo, veja alguns exemplos comuns de motivos e quem deve-se procurar para se tratar:

  • Xixi amarelo forte e espumante: resultado de alta ingestão de gorduras e possível problema no rim. Isto ocorre porque nosso corpo se livra do excesso de gordura pela urina. Se este for seu caso busque tratamento junto a um nefrologista.
  • Urina amarela clara – de mais – : aqui configura-se resultado de excessos na bebedeira. Motivo: quando bebemos o rim consome mais água do corpo o que faz a urina clarear. Solução: para prevenir isto é sempre tomar alguns goles de água enquanto bebe.
  • Xixi avermelhado:  caso você esteja tomando algum remédio para inflamação ou algum anticoagulante, a mudança de cor da urina é comum. Se este não é seu caso isto pode ser sinal de problemas de cálculo renal ou próstata dilatada. Solução: busque tratamento com um urologista ou nefrologista.
  • Urina na cor verde: geralmente esta cor de xixi acusa que você está com infecção urinária, adquirida muitas vezes em relações sexuais, banheiros públicos ou quando se usa peças íntimas de outrem. A solução para isto é procurar um clínico-geral  e ele lhe receitará um bom antibiótico.

Fonte de informações:

Revista Men’s Health do mês de novembro de 2010.