,

Modelo de carta de encerramento de conta corrente

Pouca gente sabe, mas de acordo com as leis brasileiras, as normas do Banco Central do Brasil e até pelo que foi assinado no contrato de adesão, qualquer cliente pode entrar com o cancelamento de sua conta corrente em qualquer banco, mesmo que a mesma ainda esteja negativa. Até porque, ninguém pode ser obrigado a continuar sendo correntista se não quiser.

Carta de cancelamentoA mesma lógica é seguida nos casos onde uma pessoa aluga um imóvel por um prazo indeterminado e quer cancelar o contrato. Mesmo se ele estiver com pendências quanto ao pagamento das parcelas, o cancelamento pode ser efetivado a qualquer momento.

Entretanto, é claro que o débito que consta em sua conta deverá ser pago, mas isso você pode negociar com o banco, buscando as melhores condições de quitar o seu saldo devedor. Nesses casos, é até melhor cancelar, já que as taxas de manutenção não serão mais cobradas e o valor do débito estacionará.

Como cancelar?

Provavelmente, se você for à sua agência, dificilmente eles irão contestar e negarão o seu pedido. Caso isso aconteça, siga as instruções do Banco Central, e caso o banco do qual você é cliente não efetue o cancelamento, ele poderá ser responsabilizado judicialmente.

Para encerrar uma conta é bastante simples:

  1. Escreva um ofício solicitando o seu pedido;
  2. Pegue o endereço do banco do qual é cliente;
  3. Peça ao funcionário do correio para enviar via carta AR (eles irão te ajudar, basta explicar a situação);
  4. No envelope, existe um campo onde é solicitado o conteúdo da carta. Nele, preencha: “Ofício solicitando encerramento de conta corrente”.

Se você não sabe como escrever essa carta, confira um modelo pronto logo mais abaixo. Basta preencher com as informações necessárias e assinar ao final.

Modelo da carta

Ilmo. Sr. Gerente do (NOME DO SEU BANCO

Agência: (Número de sua agência)

(Endereço de sua Agência)

(seu nome), (sua nacionalidade) , (seu estado civil), (sua profissão) inscrito no CPF (seu cpf),  com domicílio na (seu endereço), na cidade de (sua cidade), venho através desta carta comunicar e requerer o que segue:

Como é de conhecimento desta gerência possuo conta corrente neste banco sob o número (número de sua conta corrente).

Ocorre entretanto que não tenho mais interesse em continuar usufruindo dos serviços da conta corrente razão pela qual, na forma do contrato assinado com esta instituição requeiro desde já o cancelamento deste contrato.

Requeiro ainda, que na forma do regulamento do BACEN e do contrato assinado eventual saldo devedor, seja levantado e informado por correspondência para liquidação a parte, ou judicial.

Informo ainda que o talão de cheque em minha posse foi inutilizado assim como o cartão bancário.

Por fim, notifico este banco, que tão logo o recebimento desta carta por esta instituição, não irei responder por qualquer tarifa de manutenção ou prevista no contrato, vez que este se deu por findo na forma da lei  e seus haveres serão apurados na forma do próprio contrato, o qual preve inclusive execução judicial do débito.

E assim, se notifica o banco para que confirme o encerramento por escrito no prazo máximo de 30 dias sob pena de ajuizamento da competente ação judicial.

É o que requer.

Sua cidade, Data e ano

(Sua assinatura)

(seu nome)

(seu cpf)