,

Mensagens sobre morte

Mensagens sobre morte

Mensagens sobre morte – Boas palavras para enviar ao amigo que precisa de força neste momento tão delicado. | Foto: Reprodução

Nessa vida só temos uma certeza absoluta: a morte. Apesar de ser algo macabro e delicado, é simplesmente um fato de que todo ser vivo eventualmente morre. Nem sempre encaramos a morte como algo que já estava para acontecer, até porque ela pode acontecer de repente de uma forma inesperada e até injusta, como um acidente, por exemplo. É preciso zelo pela vida, mas não desespero quando ela se vai. Lidar com a morte é algo bastante delicado e quando temos que consolar alguém que sofre com uma perda a obrigação de falar algo certo se torna bem maior, por querermos amenizar a situação. Em vários casos a melhor coisa a se fazer é oferecer apoio moral, mandar mensagens de pêsames e estar presente quando aquele amigo que está de luto precisar.

Mensagens sobre a morte

  • Consolo
  • Pêsames
  • Aceitação

Mensagem I – Consolo

Querido amigo, neste momento tão difícil, eu venho deixar as minhas condolências. Saiba que poderá contar com a minha ajuda nas situações que precisar, pois tens em mim alguém que podes confiar. Sei que a dor da perda é extremamente profunda, mas tudo sara com o tempo e sei que isso que sentes agora irá se amenizar com o tempo. Quando aquela saudade bater, simplesmente silencie e recorde os bons momentos que fizeram essa pessoa tão especial para ti. Lembra também que aquilo realmente importante é o teu carinho e admiração, isso jamais terá um fim. Deus e o tempo se encarregarão de te dar o consolo mais profundo que tua alma pede, contudo quero que se lembre da minha pessoa sempre que sentir um aperto no coração, pois eu ajudarei a desamarrar essas cordas sufocantes. Tudo ficará bem.

Mensagem II – Pêsames

É com grande lástima que escrevo a você, querido amigo, o quanto sinto por sua perda. Apesar de ser um caminho inevitável para todos nós, a morte ainda assusta sempre que decide aparecer. De repente tudo fica frio e sem cor, dias ensolarados parecem ser ofuscados por uma nuvem cinza de mágoa e tristeza. Não deixe que as lágrimas tomem conta de sua integridade, mas também não deixe de derramar algumas, pois o choro alivia a dor. Certo dia Ayrton Senna falou sobre a morte o seguinte: “O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa é que ela vai chegar.” E ele estava coberto de razão. É triste e demora a ser superada, mas é inevitável. Quero deixar claro que poderá contar comigo sempre que precisar, na alegria e na tristeza.

Mensagem III – Aceitação

O único destino certo de uma pessoa é a morte, portanto não devemos nos desesperar diante do tal dia. Shakespeare costumava dizer que os covardes morreram várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez. De fato o escritor da peça mais famosa mundialmente, Romeu e Julieta, esteve certo ao expressar que aqueles desprovidos de coragem têm sua morte sempre que deixam de encarar riscos na vida, enquanto aquele que esbanja bravura é capaz de viver a vida como ela pede que seja vivida. Por isso deixe que a morte seja apenas o final inevitável do jogo, mas não desperdice os dias de glória que somos destinados a viver.