mau halitoO problema do mau hálito existe desde que o ser humano aprendeu a andar pra frente.

Relatos comprovam que Hipocrates já pensava em soluções para acabar com este problema. Ele indicava um bocejo com vinho e algumas ervas aromáticas.

O que causa o mau hálito, ou halitose?

O mau hálito geralmente está diretamente ligado a nossa alimentação. Por exemplo, quando comemos cebola ou alho, o odor dos mesmos além de  ficar presente em nosso hálito, também pode recender nossa pele ou sair pelo ar que expelimos dos pulmões.

90% daquele “bafo de leão” é oriunda das refeições que fazemos durante o dia, e permanece até que façamos a higiene de nossa boca.

Isto ocorre porque pequenas partículas de comida se alojam entre nossos dentes, dentaduras e/ou pontes.

Se você sofre de placas na gengiva, este efeito pode durar dias. Muito comum causa de halitose, o acúmulo de alimentos nas reentrâncias das amígdalas gera “fermentação” destas substâncias com a conseqüente proliferação destas bactérias. Há então a eventual liberação de “farelinhos” mal-cheirosos recebendo o nome de amigdalite caseosa (caseo amigdaliano)….

As bactérias que se alimentas dos restos de comida que ficam em nossa boca, são as principais causadores no mau hálito. Como ela fermenta, seus sub-produtos geram gás sulfúreo, o mesmo gás presente no ovo podre. Essas bactérias gostam de se localizar na parte anterior da língua, criando aquele muco esbranquiçado que geralmente constatamos ao acordar pela manhã.

Ainda bem que nosso corpo tem suas prórpias defesas contras as bactérias: a saliva.

A saliva espantas as bactérias, pos elas não vivem em ambientas com oxigênio e a saliva contem oxigenio em excesso.

O mau hálito que temos ao acordar ocorre porque quando dormimos não produzimos saliva.

Como proceder para achar soluções (caseira e barata) e assim tentar curar(resolver, acabar) este problema?

  • Após uma refeição sempre escove seus dentes. Lembre-se de também usar fio-dental e bocejar algum produto anti-septico bucal;
  • Tenha uma alimetação rica em cenoura, maçã e outros alimentos fibrosos. Eles ajudam a limpar a parte dos dentes que ficam perto das gengivas;
  • Para eliminar o hálito gerado por bebida ou cigarro, boceje três vezes ao dia com água e limão;
  • Obtenha o costume de beber muita água;
  • Visite seu dentista pelo menos duas vezes ao ano.