Massagem para os pés

Quem não gosta de ter os pés massageados, não é? A massagem nos pés, mesmo quando não é feita por um profissional massoterapeuta é válida e traz alívio e satisfação!

É uma forma relaxante de aliviar as tensões, principalmente em casos de gravidez ou quando se passa muito tempo de pé e também é usada terapeuticamente nos casos em que a pessoa sofreu uma cirurgia nos pés, por exemplo, já que a massagem leva maior quantidade de sangue aos pés, isso contribui para regenerar tecidos e músculos.

Mesmo se os pés não apresentam nenhuma razão específica, como dor ou inchaço, eles devem ser massageados, pois isso é de extrema importância para mantê-los saudáveis. Massagear os pés ajuda a exercitar os músculos e tendões e a estimular o fluxo sanguíneo. Assim, quanto mais forte a musculatura, menores chances de sofrerem qualquer lesão ou ficarem mais cansados sob qualquer esforço.

Quando se conta com outra pessoa para massagear nossos pés é infinitamente prazeroso, mas nem sempre isso é possível, então, siga as dicas e aprenda como fazer a auto-massagem! Garanta seu bem-estar!

Passo a passo de massagem para os pés

Passo a passo de massagem para os pés

1º      Antes da sessão de massagem, relaxe os músculos dos pés. Você consegue isso aquecendo-os em água morna ou com uma compressa quente. Podem ficar de molho em água morna por quinze minutos ou debaixo de água corrente, mas, atenção: a água não deve estar muito quente!

2º      Com o pé apoiado no joelho da outra perna, passe creme hidratante na sola inteira ou nas mãos e massageie as solas em profundos movimentos circulares com os polegares. Começando na região próxima aos dedos e seguindo em direção ao calcanhar, principalmente nas pequenas regiões. Acabando a massagem na sola, vire o pé e massageie o peito do pé, ainda usando os polegares e trabalhando pequenas áreas;

3º      Feito isso, vá para os dedos e puxe cada um, lentamente e com suavidade. Massageie os dedos torcendo suas laterais e trabalhando da base de cada dedo para fora, mexa-o também para trás e para frente. Depois de fazer em todos os dedos, repita todos esses passos no outro pé.

Esse passo a passo proporciona bastante relaxamento aos pés, mas, para que a circulação aumente ainda mais, siga algumas dicas que deixarão seus pés formigando!

  • Apertar toda a lateral externa do pé;
  • Bater levemente nas solas com as costas da mão ou com a mão fechada; faça isso ao longo da sola;
  • Usando as duas mãos, vire o pé em direções contrárias, torcendo-o como se fosse uma esponja;
  • Se o pé estiver tenso e doer em algum lugar, em vez de massageá-lo, apenas pressione com os polegares o local, bem firme e mantenha alguns segundos, depois solte.
  • Se quiser uma sensação refrescante durante a massagem, você pode usar um creme que contenha mentol.

Ainda: se não puder fazer a automassagem por problemas de saúde, como artrite, por exemplo, pode-se também utilizar um aparelho de redemoinho de água que também massageia seus pés. Esse equipamento pode ser adquirido em farmácias, apenas deve ser observados históricos de coágulos sanguíneos.

Outra coisa importante a observar sempre é comprar os calçados do tamanho certo e confortáveis.

Seus pés agradecem!