Lista com os Dez Mandamentos Bíblicos

Dez Mandamentos

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus, também conhecidos como Decálogo, são o conjunto de 10 leis que, segundo a Bíblia, teriam sido escritos por Deus em pedras e posteriormente entregue a Moisés para que ele os repassasse para seu povo. Ainda segundo o livro, as tais pedras foram quebradas, tendo Deus, que escrever outras em seu lugar. De acordo com a história presente no livro de Êxodo, os mandamentos foram entregues a Moisés no Monte Sinai, estabelecendo uma aliança com Deus naquele mesmo momento.

Onde encontrar?

Se formos procurar os mandamentos na Bíblia, encontraremos eles em duas passagens: a primeira em Êxodo 20:2-17, que é a mais conhecida, onde são ditos claramente todos os dez; também em Deuteronômio 5:6-21, onde são mencionados mais uma vez, só que com palavras semelhantes.

Os mandamentos são divididos em duas partes: a do amor a Deus, que são os quatro primeiros e a do amor ao próximo, que são os seis últimos. A igreja prega que eles, quando seguidos rigorosamente, podem traçar o caminho para uma vida livre do pecado e do mal.

Variações

Os Dez Mandamentos possuem versões que variam de acordo com a religião em que são pregados. No Catolicismo, por exemplo, eles são divididos da seguinte maneira:

  1. Amar a Deus sobre todas as coisas;
  2. Não usar o nome de Deus em vão;
  3. Guardar os domingos e festas;
  4. Honrar pai e mãe (e também outros parentes legítimos superiores);
  5. Não matarás;
  6. Guardar castidade nas palavras e nas obras;
  7. Não roubarás;
  8. Não levantar falsos testemunhos;
  9. Guardar castidade nos pensamentos e desejos;
  10. Não cobiçar as coisas alheias.

Já nas religiões judaica, protestante e algumas outras cristãs, os mandamentos sofrem uma pequena variação, mas no final podem ser interpretados da mesma forma, já que a passagem da Bíblia onde eles podem ser encontrados é a mesma em todas elas.

Abaixo, você confere uma tabela que mostra todas as variações dos Dez Mandamentos de acordo com a religião em que são pregados.

Variações dos Dez Mandamentos