Licença para pesca amadora – veja detalhes de como tirar a sua

Licença para Pesca Amadora

A pesca é um dos hobbys mais antigos e relaxantes que existem. Há alguns séculos, isso era feito pelo homem da casa com o único intuito de conseguir comida para sua família. Com o passar do tempo, e a modernização dos meios de pesca, o ato rudimentar passou a ser considerado um tipo de “esporte”, onde muitos só vão para aproveitar o momento, que torna-se bastante relaxante e gratificante, já que você mesmo pode pegar o que pretende comer.

Porque tirar a licença de pesca?

Mas não é qualquer um que pode sair por ai com um barco e começar a pegar quantos peixes vierem pela frente. Para isso, existem órgãos fiscalizadores que controlam a exploração dos meios naturais, evitando a extinção de algumas espécies e um consequente desequilíbrio ecológico por conta dela.

Por conta disso, todo pescador, deve, obrigatoriamente, possuir uma licença de pesca. Ela pode ser adquirida mediante o pagamento de uma pequena taxa que varia de acordo com o tipo que você deseja. Por exemplo, para uma licença para pesca em terra, você deverá pagar em média R$ 20,00, mas para pesca em embarcação (que também dá direito à primeira opção), você terá que desembolsar aproximadamente R$ 60,00. Vale ressaltar que as pessoas com mais de 65 anos podem tirar essa licença gratuitamente, sem a necessidade de nenhum pagamento de taxas.

Normas

A pesca possui algumas normas que devem ser seguidas, caso contrário, o indivíduo que as infligir, pode perder a licença permanentemente. São elas:

  • Obedecer rigorosamente o limite da captura no ato da pesca.
  • Utilizar somente caniço simples, com molinete ou carretilha; linha de mão; isca artificial ou natural; anzol simples ou múltiplo; puçá e tarrafa nos casos onde a pesca é no mar.
  • O tamanho mínimo de captura, assim como os períodos de defesa também devem ser rigorosamente respeitados.

Como tirar a licençaPesca

Você deve seguir os seguintes passos:

  • Acesse o Site Oficial do Ministério da Pesca e Aquicultura;
  • Na barra lateral esquerda, clique nas setinhas ao lado do campo “Pesca”;
  • Selecione “Amadora” e depois “Pesca Amadora no Brasil”;
  • Irá aparecer algumas informações a respeito do assunto. No final do texto, possui uma opção relacionada com a licença para pesca. Clique nela;
  • Será aberta uma página com algumas informações importantes que você deve saber antes de solicitar qualquer coisa;
  • No fim do texto, possui uma opção para preenchimento de dados. Clique nela;
  • Será aberta uma página onde há várias opções relacionadas ao assunto. Desde solicitar uma licença, até imprimir o seu boleto de pagamento da taxa anteriormente mencionada.
  • Antes de tudo, analise bem os termos e instruções, pois caso você inflija algum deles, dificilmente conseguirá outra licença.

Pronto! Se seguir direitinho, conseguirá tirar facilmente a sua licença para pesca amadora. Lembrando que ela é válida por 1 ano. Tendo que ser renovada.