Jogos de xadrez para você baixar grátis

Xadrez

O xadrez é um dos jogos de tabuleiros mais populares do mundo. Ele é praticado por pessoas de todas as classes sociais e raças. Em alguns lugares, existem até competições e grandes torneios direcionados apenas a ele.

Para quem ainda não conhece, trata-se de um jogo onde duas pessoas disputam a vitória em um tabuleiro, sendo que cada peça possui sua função e movimentos restritos. Sobre sua origem, existem diversos mitos, mas nenhum deles é conclusivo. Entretanto, sabe-se que a forma que conhecemos atualmente é originária do Sudoeste da Europa no século XV.

Segundo algumas pesquisas, existem mais de 600 milhões de pessoas no planeta que sabem jogar xadrez. Entre elas, cerca de 7 milhões estão associadas à alguma associação que estão presentes em todo o território global.

Ao contrário do que muita gente pensa, o xadrez não é um jogo onde é preciso ter sorte para ganhar. Muito pelo contrário, todos os movimentos são frutos de uma estratégia de cada indivíduo. Ou seja, ganha quem usar mais a inteligência e tiver uma visão mais ampla do tabuleiro e suas possibilidades.

O jogo

O xadrez é disputado com peças claras e escuras, com cada grupo delas direcionado a um jogador. Cada um, ao decorrer do jogo, deve mover as dezesseis peças presentes no tabuleiro com o intuito de conseguir um “Xeque-mate”, expressão falada quando se é o ganhador. Ao longos dos anos, vários estrategistas desenvolveram técnicas de alcançar o “mate” de maneira rápida, sem riscos de derrota, mas poucas vezes ela pode ser usada, principalmente se o outro jogador tiver conhecimento delas.

No Brasil, já ocorrem campeonatos desde o início do século XX, tendo como o seu primeiro campeão o jogador Souza Mendes, em um torneio disputado na cidade do Rio de Janeiro.

Peças e seus movimentos

Peças de xadrez

No xadrez, cada peça possui um movimento distinto, são elas:

  • Peão – essas são as peças que encontram-se na frente de todas as outras no início da partida. Eles podem se movimentar apenas uma casa para frente. Para capturar uma peça, ele só o pode fazer na diagonal. Se alguma peça, independentemente de qual seja ela, ficar na sua frente, será impossível de movê-lo, a não ser que tenha alguma em sua diagonal, a qual ele poderá capturar.
  • Torre – só pode se movimentar em linha reta, pelas fileiras ou colunas.
  • Cavalo –  movimenta-se sempre em “L”, ou seja, duas casas para frente e uma para qualquer lado (direita ou esquerda). Ele é a única peça que pode pular as outras.
  • Bispo –  movimenta-se apenas em diagonal, não podendo trocar de cor da casa na qual encontra-se.
  • Rainha – essa é a peça mais poderosa do xadrez. Ela pode se movimentar tanto pela diagonal (como o bispo), como pelas linhas e colunas (como a torre).
  • Rei – é a peça mais importante do jogo, todas as demais devem protegê-lo, já que se o Rei morrer, você perde. Ele pode se movimentar em todas as direções, mas apenas uma casa por vez.

Jogos para baixar

Na internet existem vários jogos de xadrez disponíveis para download. Muitos deles são gratuitos e outros são pagos, os quais oferecerem uma quantidade maior de recursos gráfico e opções, assemelhando-se ao máximo à realidade.

Selecionamos os melhores jogos de xadrez disponíveis na internet. Baixe e comece a jogar agora mesmo! Confira:

  • Chessmaster 10th Edition  – http://www.baixaki.com.br/download/chessmaster-10th-edition.htm (Pago)
  • Shaag Chess – http://www.baixaki.com.br/download/shaag-chess.htm (Grátis)
  • Arasan Chess – http://www.baixaki.com.br/download/arasan-chess.htm (Gratuito)
  • Brutal Chess – http://www.baixaki.com.br/download/brutal-chess.htm (Grátis)