Jimi Hendrix – biografia, discografia, vídeos e fotos

Biografia do guitarrista Jimi Hendrix:

Jimi Allen Hendrix (posteriormente seu pai mudou seu nome para James Marshall Hendrix) nasceu em Seattle, Wanshington, no dia 27 de novembro de 1942.

Para quem não o conhece, saiba que ele foi o maior guitarrista da história do rock. Jimi foi responsável pelo destaque que há até hoje para este integrante das bandas de rock (o guitarrista), ele inventou estilos que perduram até hoje.

Seu inicio no mundo da música se deu aos 16 anos, quando aprendeu a tocar violão e participava de um grupo chamado de “Velvetones”.

Um ano depois ganhou do pai uma guitarra elétrica e mudou de grupo, agora ele tocava com os “Rocking Kings”, grupo este que mais tarde mudou seu nome para “Thomas & The Tomcats”.

Neste período ele viveu uma decepção responsável pelo seu ingresso definitivo no mundo da música: após abandonar a escola para servir o exército, ele é dispensado dos serviços militares por ter se contundido durante treino. Sem ter outra escolha de vida, Hendrix “mergulha” no ramo que lhe daria fama.

Ele começa a tocar em bares e clubes ao lado do amigo Billy Cox em uma banda chamada de King Kasuals.

Em 1963 os dois amigos mudam-se para Nova York onde trabalharam como músicos de estúdio, gravando ao lado de músicos como Islay Brothers, Jackie Wilson e Sam Cooke.

No ano de 1965 Jimi chama a atenção do astro Little Richard, que o convida para tocarem juntos.

Mesmo com o sucesso gerado pelos shows da dupla, Little não se agradou do destaque que Hendrix estava tendo e logo o demitiu.

Esta parceria “relâmpago” rendeu muitos frutos ao guitarrista, que passou a ser contratado da gravadora Columbia. Isto faz com que ele monte sua própria banda, “Jimmy James and The Blue Flames”. Neste momento o garoto canhoto começa a chamar  a atenção do mundo, não apenas pelos solos imprevisíveis e de estilo inédito até a época, mas também pela extrema habilidade em tocar a guitarra com os dentes ou nas costas.

“Jimmy James and The Blue Flames” passa a se chamar “The Jimmi Hendrix” e grava os singles “Hey Joe”, “Purple Haze” e “The Wind Cries Mary”, que foram muito divulgados nas rádios e tvs inglesas.

Em abril de 1967 sai o seu primeiro LP, Are You Experienced.

Ainda em 1967 sai o segundo álbum, “Axis: Bold as Love“, logo seguido por “Electric Ladyland“ (em janeiro de 1968) que continha o hit “All Along the Watchtower“ de Bob Dylan.

Segue-se um período de muitas participações de Jimi em discos de outros músicos.

Sua banda, a “Experience” é desfeita e logo ele monte junto a Mitch Mitchell e Billy Cox outro grupo, o “Gypsy Sons”.

Em 1970 a banda “Experience” seria reformulada e lançariam “The First Rays of the New Rising Sun“, logo depois mudando novamente de nome para “Cry Of Love“.

Em 18 de setembro de 1970 Jimi Hendrix entrou em coma em um quarto de hotel de Londres. A caminho do hospital foi constatada a sua morte em virtude de sufocamento por seu próprio vômito. Existem muitas controvérsias sobre a real causa da morte, mas provavelmente Hendrix sofreu uma overdose de pílulas soníferas.

Discografia completa de Jimi Hendrix:

The Jimi Hendrix Experience

  • Are You Experienced (1967)
  • Axis: Bold as Love (1967)
  • Electric Ladyland (1968)

Jimi Hendrix/Band of Gypsys

  • Band of Gypsys (1970)

Álbuns póstumos

  • The Cry of Love (1971)
  • Rainbow Bridge (1971)
  • War Heroes (1972)
  • Loose Ends (1974)
  • Valleys of Neptune (2010)

Fotos de Jimi Hendrix:

Jimi Hendrix Jimi Hendrix Jimi Hendrix

Vídeos de shows e clipes de Jimi Hendrix: