Inovadores e criativos muros residenciais! Veja fotos..

Os muros normalmente são vistos como uma maneira de proteção, de segurança, especialmente nos dias atuais, quando a violência é tão grande. Também cercamos nossas casas com muros altos para preservarmos nossa privacidade e delimitarmos o espaço que nossa casa ocupa.

Antigamente, os muros eram estruturas feitas de tijolos ou pedras e assim ficavam, atualmente, com todo o avanço tecnológico, industrial e até pelo apelo ecológico, isso mudou muito e eles podem ser construídos de maneiras bastante inovadoras, com materiais alternativos ou ainda, revestidos, o que os torna exclusivos e traz aconchego às residências!

Antes de qualquer coisa, as estruturas dos muros devem ser bem feitas, para aguentar todo o peso e a exposição, assim também o material que será usado para erguê-lo, devem ser de qualidade resistente, para não ruir perante as intempéries, por exemplo. O muro pode ser construído com o material que for, mas este deve forte e não enfraquecer com a frequente exposição ao sol e à chuva.

Após escolher a estrutura, o estilo é o próximo item a ser escolhido! E esta deve ser a parte mais divertida, afinal, é a estética, é a escolha da aparência que terá essa estrutura, que deverá combinar com a casa e com o estilo  da família moradora. Atualmente, podem-se utilizar uma infinidade de técnicas para dar um acabamento especial aos muros, como materiais cada vez mais inovadores e que deixam a estrutura moderna e linda! São centenas de ladrilhos, blocos, texturas e tintas especiais! É só contar com a ajuda de bons profissionais e fazer um muro lindo, que combine perfeitamente com sua casa!

Veja diferentes modelos de construções de muros

Básicos e sem muito envolvimento:

Como é apenas uma estrutura funcional, nem sempre os muros fazem parte das preocupações de algumas pessoas, a não ser com relação à estrutura, mas, quanto à aparência, a maioria opta pelos básicos e constrói o muro de tijolinhos à vista, que, além de economicamente viáveis, ficam bonitos, com visual limpo e organizado, mas não oferecem nenhuma inovação ou criatividade no visual.

  • Há a opção dos de pedras, que ficam interessantes, com seu visual rústico e sólido! As pedras também dão a sensação de durabilidade.
muro-residencial-pedras muro-residencial-pedras-2

Muros charmosos e criativos!

  • Pinturas com textura são muito utilizadas por quem deseja dar um ar alegre, criativo e até exclusivo ao seu muro. As pinturas simples, mas com tintas de ótima qualidade também são uma maneira de transformar um muro e deixá-lo bonito e discreto, se for o caso. As pinturas feitas em grafite são uma ousadia que combina muito com certos estilos de pessoas mais descoladas, ou que tenham filhos jovens em casa, pois, diferentes das pichações, os desenhos de grafite são obras de arte, bem coloridos e alegres! Dão grande destaque e alegria à residência.
  • Para quem gosta de ter plantas cultivadas, essa não é exatamente uma ideia inédita, afinal, os modelos cobertos de hera são comuns há muito tempo, mas atualmente, os chamados “muros verdes”, recebem revestimentos especiais, totalmente verdes, como as trepadeiras, mas de forma diferente, os paisagistas vem aperfeiçoando essas técnicas, que são muito utilizadas, atualmente, em revestimentos de casas e telhados, especialmente na Europa, onde existem até incentivos fiscais para que a população adote essas maneiras de manter vegetação nas grandes cidades.

Os revestimentos verdes podem ser os chamados “jardins verticais, ou coberturas de plantas que se colocam nos muros e ajudam a manter o calor longe no verão! São ideais para revestir a parte interna dos muros.

muro-residencial-jardim-vertical

Agora veja fotos de modelos residenciais diversos

muro-residencial-diversos muro-residencial-diversos-2 muro-residencial-diversos-3 muro-residencial-diversos-4 muro-residencial-diversos-5