Informações e fotos da cidade de Meca

Informações sobre localização, história e fundação da cidade de Meca:

Meca é a cidade sagrado do islamismo, pois lá nasceu o  Maomé, um dos profetas desta religião.

Ela fica no oeste da Arábia Saudita, perto do Mar Vermelho.

Um dos principais acontecimentos históricos de Meca foi a “Hégira”, onde Maomé e seus seguidores fugiram da perseguição da tribo coraixita, que era maioria. Eles foram para Yatrib, cidade que depois passou a se chamar Medina.

A fuga ocorreu por volta do ano 622 da era cristã.

Oito anos após, agora com uma sociedade reformulada, Maomé volta a Meca  para destruir os antigos ídolos e dedicar Caaba ao culto do deus único que ele seguia.

A partir daí Meca tornou-se a principal cidade mulçumana, destino que os fieis devem visitar pelo menos uma vez na vida.

Depois que Maomé morreu a cidade ficou sujeita a vários poderes: primeiro os califas de Damasco, depois sultões egípcios, o império otomano e por último a Arábia Saudita, em 1925.

O centro de Meca é composto por uma praça que circunda a grade mesquita Al-Haram, na qual encontra-se o santuário da Caaba, bloco cúbico de pedra cp, cerca de 12m de altura que é mudado anualmente na estação das peregrinações. Uma de suas paredes contém a Pedra Negra, que é beijada por todos os peregrinos do templo e que, segundo a tradição, foi entregue a Abraão pelo arcanjo Gabriel. Numa das capelas laterais está o Zenzem, fonte que, segundo a lenda, teria nascido para saciar a sede de Agar e de Ismael, seu filho com Abraão. Na mesquita, encontra-se também o original do Alcorão.

O governo saudita modernizou Meca, dotando-a de ruas largas e regulares que convergem para uma praça central. A cidade possui algumas indústrias de produtos têxteis e de móveis. Sem aeroportos e estradas de ferro, só se comunica com outras localidades por via rodoviária.

Fotos da cidade de Meca:

meca meca meca