,

História e obras do escritor William Shakespeare

shakespeare

História do escritor e dramaturgo William Shakespeare:

 

William Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564, em Stanford- Avon. Desde de jovem ele sempre demonstrou talento na área da literatura. Casou-se cedo, aos 18 anos, com Anne Hathaway, com quem teve três filhos.

No ano de 1951 foi morar em Londres e começa a escrever sua primeira peça, ‘Comédia dos Erros’. Nesta época criou cerca de 150 sonetos.

Seus sonetos são considerados até hoje os mais lindos de todos os tempos. Mas o sucesso de Shakispeare adveio através da dramaturgia. Em 1594 entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain. Neste período o teatro era muito valorizado na Inglaterra, principalmente  porque a rainha Elizabeth I gostava muito de dramatugia. Neste cenário Shakespeare criou suas melhores obras de dramas, comédias e tragédias.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613.  Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada  pelos historiadores.

Principais obras :

Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.

Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.