História do Blackberry: o smartphone dos super executivos

Blackberry

Foto: Reprodução

O Blackberry é um smartphone da marca canadense Research in Motion (também conhecida como RIM), que ficou famoso no mundo dos grandes empresários, por possuir funções que facilitam sua vida profissional e também pessoal, como por exemplo: editor de textos, acesso fácil à internet, email e um teclado QWERTY. Ele foi o primeiro aparelho a dar origem à linha de smartphones no mundo.

História

Como dito anteriormente, ele foi desenvolvido pela RIM, após vários anos de pesquisa intensiva,  sendo lançado no mercado pela primeira vez no ano de 1999. Sua primeira versão era preta. Na verdade, o primeiro modelo era uma espécie de pager, com um tecado físico QWERTY, que trazia uma tecnologia de troca de informações (mensagens) entre aparelhos da mesma marca, uma solução jamais vista antes em um celular.

A RIM só começou a ganhar notoriedade e prestígio no mercado após o lançamento do Blackberry. Em pouco tempo, ele se tornava uma ferramenta essencial, principalmente para os executivos, que precisavam enviar mensagens instantâneas de qualquer lugar onde estivessem.

Para promover o produto e mostrar sua funcionalidade, a empresa começou a distribuí-lo em conferências e eventos que executivos participavam, deixando que eles o usassem de forma gratuita durante todo o dia. O resultado foi que eles paravam de concentrar-se nas palestras, explorando as funcionalidades do Blackberry. Quando acabava o dia, a maioria desses executivos acabavam comprando o aparelho. Em menos de um ano, várias empresas de grande porte começaram a substituir os antigos Palm-Tops pelo smartphone revolucionário.

Em 2002, foi lançado um novo modelo, que permitia acessar aplicativos distintos ao mesmo tempo, como por exemplo, escutar música enquanto acessava a internet, ou olhava seus emais. Foi aí que ele realmente virou um fenômeno mundial, se tornando o sonho não só dos grandes empresários, como também de uma parcela significativa da população “normal”. Em apenas 10 meses, ele alcançou a marca de dois milhões de usuários cadastrados e conectados com um smartphone da marca. Aqui no Brasil, ele só foi chegar no ano de 2005, como um produto exclusivo da operadora TIM.

Até2007, o Blackberry era um fenômeno de vendas, mas esse quadro mudou com o lançamento do iPhone, da Apple. O novo smartphone agregava praticamente todos os recursos do equipamento da RIM, adicionando mais alguns. Os fanáticos por tecnologia logo começaram a adquirir o seu e deixar o Blackberry um pouco de lado. Outro ponto que fez com que as vendas caíssem foi o seu alto preço em comparação com outros aparelhos, que possuíam funções semelhantes.

Principais funções do Blackberry

  • E-mail;
  • Acesso à internet (Via 3G ou Wi-Fi);
  • Recursos tradicionais de telefone celulares;
  • Torpedos SMS;
  • Câmera (para fotos e vídeos);
  • Editor de texto (Microsoft Word) e slides (Microsoft PowerPoint);
  • Tecnologia GPS.