Hipotensão – o que é, causas e sintomas desta doença

Hipotensão

Hipotensão é o contrário de hipertensão, nela a pressão arterial fica abaixo do normal, inferior a 105 mmHg e/ou a diastólica inferior a 60 mmHg.

É importante lembrar que uma pressão suficiente para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos a todos os tecidos é algo fundamental para a vida.

A hipotensão pode significar a manifestação de alguma enfermidade, para tal confirmação o melhor é consultar um médico.

Os principais sintomas são: tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço, escurecimento da visão, enjôo, etc. A redução do fluxo sangüíneo leva à deficiência de sangue no cérebro, dessa forma, a pessoa pode desmaiar. Quando a situação de pressão baixa é mais grave, é denominada de choque. Nesse caso podem ocorrer manifestações muito sérias, podendo até mesmo causar a morte.

As causas desta doença podem ser: Calor, mudanças bruscas de posição, hemorragias, envenenamento, intoxicações severas, desidratações e reação alérgicas.

A recomendação dada em casos de hipotensão é procurar orientação médica, principalmente se esses sintomas forem freqüentes. Uma medida caseira e equivocada de tentar elevar a pressão sanguínea é a ingestão de sal, entretanto, esse é um diagnóstico errado, podendo até mesmo ser perigoso.

ATENÇÃO:

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site Blogodorium.net, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.