,

Frases sobre educação

Frases sobre educação

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”. Confira essa e outras frases sobre educação dos muitos dos maiores pensadores sobre o assunto. | Foto: Reprodução

Ensinar e aprender. É basicamente nisto que consiste a educação. Presente em todos os tipos de sociedade, desde as mais primitivas até as mais avançadas, a educação é responsável não só pela transmissão do conhecimento mas também pela perpetuação da história e da cultura de um determinado povo. O saber – científico ou prático – é passado de uma geração a outra, tornando assim possível o convívio entre ambas as gerações. Por isso o conceito de educação muitas vezes coincide com o de socialização, pois seu principal objetivo é adaptar a nova geração para o convício social ou grupal.

A prática educativa formal

Como deu pra entender, educação trata tanto daquilo que aprendemos na escola, como o que aprendemos em casa quando nossas mães nos ensinam a arrumar a cama ou fazer nossa própria comida. Apesar de a educação em si estar presente em todos os lugares, a educação formal – aquela que aprendemos na escola – ainda é um privilégio de poucos.

O percentual de analfabetos no mundo ainda é gigantesco, pois há países subdesenvolvidos que não apresentam estrutura adequada para o ensino, e mesmo países desenvolvidos ou em desenvolvimento apresentam algumas cidades ou regiões em que o número de jovens que abandonam as escolas para ir trabalhar é bastante alto.

Este é um problema mundial que vem se arrastando há séculos, e infelizmente a solução para isto está apenas as mãos dos governantes, que na maioria das vezes não se importam muito com o nível de escolaridade do seu povo. Alguns até querem diminuir o analfabetismo para que o país possa ser classificado como “desenvolvido”, mas se certificam de que a população não receba uma educação de qualidade, pois “um povo burro é mais fácil de governar”.

Cada país possui o seu sistema educacional, e eles costumam ser um pouco diferentes entre si, cada um apresenta uma característica própria. No caso do Brasil ela é regulamentada por uma lei chama “Lei de Diretrizes e Bases da Educação”. Existem várias organizações governamentais responsáveis por coordenar o sistema educacional do país e tentar torna-lo cada vez melhor. Portanto, a educação está sempre sofrendo mudanças. Desde as mais simples, até mesmo aquelas mais radicais, buscando assim o aperfeiçoamento do sistema.

Frases sobre educação de grandes pensadores

Confira agora alguns pensamentos e frases sobre educação de alguns dos grandes pensadores da história.

  • “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” – Immanuel Kant
  • “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” –  Sêneca
  • “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” – Paulo Freire
  • “É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” – Immanuel Kant
  • “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” – John Dewey
  • “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” – Sir Arthur Lewis
  • “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.” – Paulo Freire
  • “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” – Aristóteles
  • “Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou.” – Albert Einstein
  • “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” – Nelson Mandela