,

Frases do Papa João Paulo II

Frases do Papa João Paulo II

“Só quem conhece a excelência do perdão pode julgar o seu semelhante.” Veja esta e outras frases de João Paulo II. | Foto: Reprodução

Uma das figuras católicas mais conhecidas e adoradas mundialmente foi o Papa João Paulo II, que batizado com o nome de Karol Józef Wojtyla e nascido em Wadowice, uma pequena localização ao sul da Polônia, construiu uma vida de santidade e pureza, além de guiar os fiéis católicos pelos caminhos do bem sempre que pôde. João Paulo II também foi líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e soberano da Cidade do Vaticano desde 16 de outubro de 1978 até o dia de sua morte. Ele sofria da doença de Parkinson, que somente foi agravando com o tempo e em 2 de abril de 2005 levou o papa a falecer, pois sua saúde andava bastante fraca.

Curiosidades sobre o Pontífice

  • João Paulo II teve o terceiro maior pontificado documentado da história;
  • Foi o único Papa eslavo e polaco até sua morte e também o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Papa Adriano VI de 1522;
  • Teve papel fundamental no fim do comunismo na Polônia;
  • Realizou significantes melhorias nas relações da Igreja Católica com relação ao judaísmo, islamismo, a Igreja Ortodoxa, demais religiões orientais e também a Comunhão Anglicana;
  • O Papa foi proclamado como um dos líderes mais influentes do século XX;
  • Foi criticado por sua oposição à contracepção e ordenação das mulheres, também por apoiar o Concílio Vaticano II e a fazer uma reforma nas missas.

João Paulo II e a auto-flagelação

De acordo com o livro “Why a Saint” de Slawomir Oder, o monselhor que cuida do processo de beatificação do papa João Paulo II, publicado em janeiro de 2010, ele realizava a conhecida pratica do cristianismo chamada de Mortificação, que é a auto-flagelação utilizada para atingir um grau mais próximo de Deus. Slawomir diz ainda que no armário do papa existia uma cinta usada para fazer a mortificação e afirma que Karol, ou João Paulo II, dormia no chão algumas vezes para praticar o ascetismo.

Frases do Papa João Paulo II

  1. “A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano.”
  2. “Só quem conhece a excelência do perdão pode julgar o seu semelhante.”
  3. “Ser Santo é lutar contra o pecado de todos os Dias.”
  4. “Não se trata apenas de saber o que Deus quer de cada um de nós nas várias situações da vida. O individuo deve fazer o que Deus quer.”
  5. “O futuro da humanidade passa pela família. Só ela salva.”
  6. “Somos peregrinos nessa terra… Não sabemos até quando. Devemos encarar a vida não com tristeza, mas com seriedade e esperança.”
  7. “Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem.”
  8. “A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade.”
  9. “A autêntica intuição artística vai além do que percebem os sentidos e, penetrando a realidade, tenta interpretar seu mistério escondido.”
  10. “A guerra é sempre uma derrota da humanidade.”
  11. “A violência jamais resolve os conflitos, nem sequer diminui suas consequências dramáticas.”
  12. “Que ninguém faça ilusões de que a simples ausência de guerra, ainda que sendo tão desejada, seja sinônimo de uma paz verdadeira.”
  13. “Não há verdadeira paz senão vier acompanhada de equidade, verdade, justiça e solidariedade.”
  14. “Deus não é um ser indiferente ou longínquo, pois não estamos abandonados a nós mesmos.”
  15. “Desde os primeiros anos de sacerdócio, a celebração da Eucaristia foi não só o dever mais sagrado, mas, sobretudo a necessidade mais profunda da alma.”