,

Frases do ex-presidente Lula

Frases do ex-presidente Lula

Lula é um dos ex-presidentes mais adorados do Brasil. Conheça um pouco de sua história e veja frases diversas dele. | Foto: Reprodução

Sem dúvidas um dos mais amados ex-presidentes do Brasil, Lula deixou um país grato por sua passada na presidência. Nascido em 27 de outubro em 1945, Luís Inácio Lula da Silva foi um garotinho do interior pernambucano que depois de muitas dificuldades financeiras durante a sua vida acabou por se destacar. Com apenas 7 anos de idade ele se mudou com a sua família para o litoral paulista e aos 12 anos conseguiu seu primeiro emprego em uma tinturaria. Mais tarde, cursou um pouco de Mecânica no SENAI e logo se tornou metalúrgico. Foi trabalhar na Metalúrgica Independência e foi lá que perdeu acidentalmente o dedo mínimo da mão esquerda.

Os primeiros passos de Lula na política

No ano de 1979, cerca de 170 mil metalúrgicos pararam o ABC paulista e houve grande repressão policial ao movimento grevista. Como era quase inexistente a quantidade de políticos que representavam os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional, Lula pensou pela primeira vez em criar o Partido dos Trabalhadores. No dia 10 de fevereiro de 1980, Lula fundou o PT juntamente com outros sindicalistas, políticos, intelectuais e representantes de movimentos sociais. Dois anos depois o partido já estava implantado em quase todo o território nacional. Em 1986 ele foi eleito como deputado federal por São Paulo.

Presidência

Depois de ser derrotado três vezes nas eleições para presidente do Brasil (1889, 1994 e 1998), Lula finalmente foi eleito aos 57 anos de idade em 2002 como Presidente da República com mais de 53 milhões de votos, tendo como seu vice-presidente o empresário e Senador José Alencar, do PL de Minas Gerais. Em 2006 foi reeleito e nos seus oito anos de mandato, adotou para seu governo políticas econômicas conservadoras. A dívida interna brasileira aumentou, contudo a externa caiu em valores consideráveis. Baixos índices de inflação foram conseguidos com o uso de políticas monetárias restritas. Durante a sua presidência, Luís Inácio Lula da Silva foi condecorado com mais de 300 prêmios e honrarias dentro e fora do território brasileiro. Com o fim da sua reeleição, Lula apoiou a candidatura de Dilma Rousseff, que havia sido ministra de Minas e Energia, e ministra da Casa Civil durante os seus dois mandatos. Com o apoio do popular Lula, ela vence as eleições de 2010 e se torna a primeira mulher eleita presidente do Brasil.

Frases de Lula

  1. “Tem gente que não gosta do meu otimismo, mas eu sou corintiano, católico, brasileiro e ainda sou presidente do país. Como eu poderia não ser otimista?”
  2. “Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito.”
  3. “Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém – é para salvar vidas.”
  4. “Se Deus quiser me levar, não precisa usar o câncer como desculpa; ele pode tudo!”
  5. “Essa crise pode não ser tão grande, como a gente imagina, mas pode ser maior do que a gente imagina.”
  6. “Mais do que nunca, sou um homem de uma causa só. E esta causa se chama Brasil.”
  7. “Quando se aposentarem, por favor, não fiquem em casa atrapalhando a família. Tem que procurar alguma coisa para fazer.”
  8. “Cheguei à Presidência para fazer as coisas que precisavam ser feitas e que muitos presidentes antes de mim foram covardes e não tiveram coragem de fazer.”
  9. “Vou fazer um desafio para que vocês aprendam a vender mais do que reclamar”.
  10. “Por que em vez de perguntar você não enche a boca de castanha?”
  11. “Se fosse fácil resolver o problema da fome, não teríamos fome.”
  12. “Em qualquer lugar do mundo que eu vou, eu tenho que levar flores ao túmulo do herói nacional. No Brasil não tem.”
  13. “Pobre do país que precisa de heróis para defender a dignidade. Pobre do país que precisa de mártires para defender a liberdade ou de mortos para defender a vida.”
  14. “O governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil.”
  15. “Todo brasileiro tem motivos para se sentir otimista. As perspectivas só são ruins para os desempregados.”