Frases de Tom Jobim

Frases de Tom Jobim

Conheça a biografia e principais obras e frases de Tom Jobim. | Foto: Reprodução.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou simplesmente Tom Jobim, nasceu no dia 25 de janeiro no ano de 1927 e veio a ser uma das personalidades mais influentes na história da música brasileira. Tom foi um compositor, maestro, cantor, violinista, pianista e arranjador que pensou até em trabalhar como arquiteto, mas viu que o seu futuro estava mesmo era na música. Com a família, Tom se mudou ainda jovem para Ipanema e lá passou grande parte da sua vida, apesar de ter um pai ausente durante a infância e juventude, a melancolia acabou virando inspiração para suas melodias e construções harmônicas mais tarde. Ao desistir da faculdade de Arquitetura, Jobim passou a tocar em bares e boates de Copacabana no início da década de 1950 até que dois anos depois foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou por um tempo com Sávio Silveira. Jobim apreciava muito a música erudita e cada vez mais ia se aprofundando em seus estudos musicais, o que o fez progredir e começar a gravar músicas vocais e instrumentais juntando o jazz e outros elementos da música brasileira. Em meados da década de 1970 gravou discos com Elis Regina, Miúcha e Edu Lobo. Depois de anos de sucesso no Brasil e pelo mundo afora, Tom Jobim falece em uma viagem para Nova Iorque em 8 de dezembro de 1994, deixando um país bastante entristecido com essa grande perda na indústria musical. Aqui, iremos mostrar um pouco das obras e frases de Tom Jobim que marcaram a história.

Garota de Ipanema

Uma das mais conhecidas canções ao redor do mundo é a Garota de Ipanema, escrita por Tom Jobim e Vinícius de Moraes em 1962. Tomando como inspiração a bela jovem Heloísa Pinheiro que andava distraída de biquíni pelas areias quentes da praia de Ipanema, os músicos compuseram tal canção que viria a se tornar uma das mais conhecidas na Bossa Nova e MPB. Essa letra já foi interpretada por diversos artistas influentes no mundo da música como Madonna, Cher, Frank Sinatra, Mariza e até Amy Winehouse. Acredita-se que, para agradecer a homenagem, Heloísa Pinheiro chamou Tom e sua esposa Teresa para serem os padrinhos de seu casamento.

Pensamentos,  músicas e Frases de Tom Jobim

  • “Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho.”
  • “Eu sou apenas um pobre amador apaixonado, um aprendiz do teu amor.”
  • “Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.”
  • “Nada melhor para a saúde do que um amor correspondido.”
  • “É preciso sobreviver para atingir a idade da realização, para ser feliz. Não vale sair antes do jogo terminar.”
  • “Nenhuma situação é tão complicada que uma mulher não possa piorar.”
  • “O dinheiro não é tudo. Não se esqueça também do ouro, os diamantes, da platina e das propriedades.”
  • “Sabe o que é melhor que ser bandalho ou galinha? Amar. O amor é a verdadeira sacanagem.”
  • “Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas.”
  • “Carrego nas costas a cangalha de fazer música brasileira e me acusam de ser estrangeiro.”