Frases de Tales de Mileto

Frases de Tales de Mileto

Confira uma seleção de frases filosóficas ditas por Tales de Mileto. | Imagem: Reprodução

Apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental reconhecido pelo mundo. Ele tinha ascendência fenícia e nasceu em Mileto, uma antiga colônia grega localizada na Ásia Menor, por volta de 645 ou 624 a.C. e faleceu, provavelmente, em 558 ou 556 a.C.. Estudiosos consideram Tales como o pai da filosofia ocidental, ele foi o fundador da Escola Jônica, suas reflexões giravam em torno de assuntos da natureza e seus quatro elementos fundamentais (terra, ar, água e fogo).

Tales de Mileto e o monismo

A água era o elemento mais importante para Tales. Considerado um monista, acreditava que tudo era constituído por uma substância primordial, nesse caso a água. Logo, toda a vida teria se originado desse elemento, embora seus discípulos discordassem de sua opinião, apenas concordando no que dizia respeito à existência de um princípio único para a natureza primordial.

Sobressaindo-se sobre o mundo

Tales foi o primeiro homem a explicar o eclipse solar, já que verificou que a Lua é iluminada por tal astro. Ele se envolveu em diversas experiências inovadoras com o magnetismo, que naquela época era apenas uma mera curiosidade em torno da matéria-prima constituída de ferro. O filósofo foi também um dos primeiros estudiosos a rejeitar a visão religiosa dos gregos antigos, que viam a Natureza como uma aglomeração de deuses a serem cultuados.

Descobertas de Tales para a Geometria

  • Demonstrou que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais;
  • Mostrou o teorema que diz que se dois triângulos tem dois ângulos de um lado respectivamente iguais, logo são iguais;
  • Diz que todo diâmetro divide um círculo em duas partes semelhantes;
  • Descobre que ao se unir qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB, será obtido um triângulo retângulo em C. Ainda é possível que Tales tenha usado o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos, para descobrir essa afirmação.

Frases de Tales

  1. “Pega para ti o conselho que dás aos outros.”
  2. “Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria.”
  3. “Nunca faças o que te desagrada ver fazer a outros.”
  4. “Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito.”
  5. “A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus.”
  6. “Espera de teu filho o que fizeste com teu pai.”
  7. “O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo. O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo. A mais forte é a necessidade porque tudo domina. O mais sábio é o tempo porque tudo revela.”
  8. “A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm – ainda a possuem.”
  9. “Ajuda teu semelhante a levantar sua carga, mas não a carregues.”