Frases de Renato Russo

Frases de Renato Russo

“Quando se aprende a amar, o mundo passa a ser seu”. Confira essa e outras frases de Renato Russo, um dos maiores músicos do Brasil. | Foto: Reprodução

Grande cantor e compositor brasileiro, Renato Russo foi idolatrado pelos jovens dos anos 80 e 90 – e ainda é até hoje – por ter dado vida à Legião Urbana, banda de rock que na época rompeu todas as barreiras culturais da música. Era ótimo para os jovens poderem expressar-se em um cenário brasileiro pós-ditadura com músicas que apresentavam letras fortes e que denunciavam problemas sociais do país.

Biografia

Renato Manfredini Júnior nasceu em 1960 no Rio de Janeiro. Seu pai era funcionário público e foi transferido no trabalho para os Estados Unidos, onde Renato viveu por dois anos e aprendeu a falar inglês – língua na qual mais tarde ele veio a gravar algumas músicas. Mas além do idioma, Renato também recebeu uma grande influência musical dos Estados Unidos, que trouxe junto consigo quando voltou para o Brasil e resolveu iniciar uma banda.

A primeira banda criada por Renato chamava-se Aborto Elétrico, e seguia o estilo da música punk. Mas com o fracasso desta banda, ele desistiu e então juntou-se com Marcelo Bonfá, Paulo Guimarães e Eduardo Paraná para formar a tão conhecida e aclamada Legião Urbana. Foi apenas alguns anos depois, que Dado Villa-Lobos juntou-se ao grupo.

A Legião Urbana começou a participar de inúmeros eventos para bandas de rock brasileiras por volta dos anos 80, e os Paralamas do Sucesso – outra banda de rock muito aclamada na época – acabaram dando uma tremenda ajuda para o sucesso deles. Tornaram-se padrinhos da Legião e levaram um CD com uma demo de sua música “Geração Coca Cola” para uma gravadora, que gostou do som e decidiu fazer contrato com aqueles garotos promissores.

Logo a banda estourou nas rádios e na televisão, tornando-se um grande sucesso entre a juventude que não estava mais reprimida pelas autoridades políticas e agora podia se expressar em relação à situação social do Brasil. Uma das mais famosas canções da banda é “Que País É Esse”, que fala das desigualdades sociais e da corrupção que acontece no senado brasileiro.

Em 1993, Renato tentou conciliar a carreira da Legião Urbana com uma carreira solo, mas não teve tanta repercussão quanto a banda. Entre seus álbuns solos está “The Stonewall Celebration Concert” (1993), “Equilíbrio Distante” (1995) e “O Último Solo” (1997). Em 1987, Renato descobriu que era portador do vírus HIV, e em 1997, aos 36 anos de idade, seu corpo veio ceder à doença e ele faleceu.

Frases de Renato Russo

  • “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há.”
  • “Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre, sem saber que o pra sempre, sempre acaba.”
  • “Tenho saudades de tudo que ainda não vi.”
  • “Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito.”
  • “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem, ou que os seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vais ser alguém.”
  • “Às vezes nem me preocupo tanto comigo… Mas há pessoas que amo e não quero vê-las sofrer.”
  • “Quando tudo nos parece dar errado, acontecem coisas boas que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo.”
  • “Quando se aprende a amar, o mundo passa a ser seu.”
  • “Não preciso de modelos, não preciso de heróis, eu tenho meus amigos”
  • “Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo. Quem acredita sempre alcança.”