Fotos de tatuagens tribais – braço, perna e costas

As tatuagens têm se tornado cada vez mais constantes entre as mais diversas classes de nossa sociedade. Desde os primórdios que símbolos e gravuras já caracterizavam peles humanas. O motivo que leva uma pessoa a desenhar em seu corpo, algum elemento figurativo em forma de tatuagem, pode ser bem diversificado. Crenças, segmentos religiosos, ídolos, paixões, elementos da natureza, inspirações e até mesmo objetos podem configurar semânticas que impulsionam determinado indivíduo a expressar tal forma em sua pele.

Outro fator preponderante na sociedade contemporânea que leva alguém a se tatuar, é a elegância e o estilo que as tattoos dão as curvas e faces corporais de uma pessoa.

Na antiguidade, a ideia de tatuar o corpo vinha da necessidade de distinção entre raças, famílias e tribos. Daí surgiu a tatuagem tribal, que hoje é o modelo mais utilizado entre homens e mulheres mundo a fora. Estimativas apontam que cerca de 1/3 das tatuagens desenhadas até hoje, são do estilo tribal.

Histórico da tatuagem tribal

As tatuagens tribais são seculares, vários são os casos de pesquisadores que encontraram múmias pertencentes as mais diversas civilizações: egípcias, romanas e gregas e que nelas estavam gravados os símbolos tribais em forma de tatuagens.

Diversas tribos situadas em vários lugares do planeta faziam uso da tatuagem para indicar status na ordem em que viviam, bem como níveis de força e poder de riqueza. Outro sinal apontado pelas tatuagens nessa época era a inteligência e autoridade do homem tribal. Quanto mais perfeita fosse a tatuagem do indivíduo, mais domínio sobre os adversários ele tinha. Duas grandes civilizações tribais que deixaram vários símbolos na humanidade foram os Celtas e Maoris.

Tatuagens tribais maori

A tribo maori era nativa da Nova Zelândia e, para eles, a principal tatuação se fazia na face dos seus habitantes. Quanto mais tatuado fosse o rosto do homem, mais força ele carregava consigo. Na tribo, a idade inicial para tatuação era a adolescência. Os símbolos maoris mais utilizados como tatuagens são tartarugas e máscaras de guerrilheiros. Um diferencial do símbolo maori é o relevo da tatuagem, uma vez que possui grande notoriedade na pele quando pintado.

  • Tubarão: animal resistente e forte que representa proteção contra o adversário.
  • Tartarugas: sinônimo de família, união e vida extensa.
  • Sol: ideal de ânimo, felicidade, progresso e crescimento.
  • Ponta de uma seta: representa flecha, instrumento de guerra, aponta ser uma pessoa guerrilheira.

Algumas fotos de tattoos maoris

Tatuagem maori no braço Tatuagem maori nas costas

Tatuagens Tribais celtas

As tribos celtas viveram em regiões européias, mais precisamente no oeste do continente. Os símbolos das tatuagens celtas reforçam traços abstratos que formam elementos e gravuras entrelaçados e totalmente subjetivos. Além de alguns registros de figuras consideradas decorativas e outras artísticas que se enquadram exclusivamente como tatuagem feminina.

Significado de algumas tatuagens celtas

  • Nós celtas: retrata a ideia de que tudo possui laços de ligação e que o progresso de todos ocorre em conjunto.
  • Triskelion: Figura com três pernas e que possui diferentes significados que podem ser: as três fases da lua; o presente, passado e futuro; espírito, mente e corpo, dentre outros significados.
  • Pentagrama: representa os elementos místicos superados no passado: água, ar, fogo e terra.

Fotos de alguns desenhos celtas

Tatuagem celta na perna Tatuagem celta Triskelion

Tattoos diversas

Desenhos tribais Tattoo tribal no ventre Dragão tribal