,

Fotos de paisagismo e jardinagem

Arte, técnica, bom senso, criatividade e paixão pela natureza são fatores imprescindíveis para os paisagistas, estas pessoas que criam espaços funcionais e agradáveis utilizando plantas e outros elementos de decoração. Criar uma paisagem não é tão fácil quanto se imagina, existem pessoas que estudam o assunto profundamente e se especializam nele. Hoje em dia o paisagismo é conhecido por “Arquitetura da paisagem” e requer muito planejamento, seja para espaços grandes ou pequenos, privados ou urbanos. A técnica de decorar o ambiente externo surgiu como uma simples ornamentação do ambiente, até se tornar parte da arquitetura.

Paisagismo e jardinagem

Não tem como falar de paisagismo e não pensar em jardinagem, pois ambas andam juntas o tempo inteiro. Juntamente as duas, encontramos personagens coadjuvantes – acessórios como vasos, cachêpos, etc. – e muitas plantas, por exemplo, as gimnospermas (arvores de grande porte, frutíferas entre outras) e pteridófitos (samambaias etc.). Misturar o verde das folhas com o colorido das flores pode criar um espaço muito aconchegante e belo, do tipo que faz as pessoas se emocionarem.

Dicas para cultivar um belo jardim

Cultivar um jardim em casa é fácil, só precisa de dedicação e atenção às plantinhas. Existem vários modelos de jardins que se aplicam a casas e apartamentos, mas o mais indicado para as pessoas que não têm muito tempo para cuidar das plantas, é o vaso, seja de plástico ou porcelana. Confira a seguir algumas dicas:

  • Coloque pedrinhas de brita no fundo do vaso antes de colocar a terra, pois assim irá criar um canal para a água sair quando a planta for regada.
  • Regue a plantinha todos os dias ou dia sim, dia não. Mas lembre-se de não colocar água demais!
  • Fique atento aos sinais da planta. Se as folhas ou botões murcham, apodrecem e caem é sinal de que a planta está sentindo falta de água.
  • Nunca se esqueça de que todas as plantas necessitam da luz do Sol para fazer a fotossíntese. Deixe-as numa janela ou outro local onde os raios solares possam a atingir.
  • As plantas necessitam de estar em lugares arejados, entretanto devemos ter atenção às correntes de ar muito fortes que possam atingir o vaso, pois uma mudança brusca poderá até quebrar a planta.
  • É interessante adubar as plantas com elementos orgânicos (farinha de osso, humos de minhoca etc.) uma vez por ano ou a adubação química conhecida por NPK uma vez na semana.

Fotos de jardins trabalhados pelas técnicas do paisagismo

Jardim com ponte

A combinação de grama, flores, água e ponte é clássica. O ambiente ganha um espaço romântico onde possivelmente será o palco para grandes momentos inesquecíveis.

 

Fonte rodeada de flores e folhas

Criar a paisagem de uma casa é responsável por dar todo o charme ao local. Uma pequena fonte rodeada de flores e folhas coloridas dá vida a enorme moradia da imagem acima.

 

Exemplo de paisagismo residencial

Mexer nos formatos das árvores e arbustos é uma prática muito utilizada no paisagismo

 

Foto de área decorada

Um simples local que só usa matéria orgânica verde, no caso a grama e outras plantas, fica interessante se combinado a outros elementos de decoração.

 

Decoração com objetos de porcelana

Anões de jardim ou outros personagens de porcelana aparecem bastante em paisagens

 

Decoração com plantas

Saber combinar as espécies de plantas com outros elementos no jardim faz toda a diferença no paisagismo residencial