Fotos de modelos de mesas de jantar

Fotos de mesas de jantar para você se inspirar

Quando, num filme, tentam mostrar a vida de uma família feliz, é comum algum tipo de cena onde todos encontram-se sentados ao redor de uma mesa de jantar farta, conversando e sorrindo uns para os outros. É um momento íntimo da família, onde compartilham suas experiências do dia e dividem a comida entre si. É uma tradição, que vem se perdendo aos poucos por culpa da rotina apressada da maioria dos membros de uma família. Está cada vez mais raro famílias reunirem-se pelo menos uma vez ao dia para uma refeição na mesa de jantar – o que leva algumas famílias a apenas fazerem refeições juntas em datas consideradas importantes, como o Natal ou a Páscoa, onde a mesa está mais farta do que o normal. “Mas se tem gente que não usa, porque ter uma mesa de jantar em sua casa?” Porque as mesas geralmente são um dos primeiros móveis a serem comprados, porque é como uma tradição possuir uma (mesmo que seja pequena, mesmo que a pessoa seja solteira) e o que poucos sabem é que ela tem vários significados. Este móvel tem a mesma simbologia, em diferentes épocas, em várias culturas e até em outras civilizações.

Os significados transmitidos pela mesa de jantar

  • A cena de uma família junta ao redor da mesa, fazendo suas refeições é um dos maiores símbolos de união e comunhão familiar.
  • A alegria e a felicidade que as pessoas transmitem ao compartilharem suas conquistas ou apenas um bom dia sentadas na mesa.
  • É o local de reunião da família para debaterem um assunto sério, para buscarem uma solução para os problemas juntos .
  • A prosperidade está presente numa mesa de jantar farta, é uma constatação feita há séculos, que dura até hoje.
  • A cena de uma mesa cheia de alimentos – principalmente se forem bastante coloridos – representa vitalidade.

Ao comprar a mobília de sua casa, tente não deixar passar a mesa de jantar. Independente da marca ou modelo,  não deixa de ser um importante componente da sua casa. Redonda, quadrada, retangular, oval, de vidro, madeira, mármore, com cadeira alcochoada… Não importa, o significado continua o mesmo. Saiba escolher corretamente o tamanho (para não ocupar toda a sua sala de jantar, principalmente se mora num apartamento), o material (será que madeira é apropriada para uma casa com muitos animais?), a quantidade de cadeiras – 2, 4, 6, 8 lugares! – (para não deixar ninguém da família de fora), etc. Pesquise marcas, preços e opiniões, pois os preços de boas mesas de jantar costumam serem um pouco elevados. Por último, fique atento para que o móvel não se destoe dos outros que estão no cômodo e que não prejudique a circulação das pessoas.