Fotos de jardins – inverno, suspensos e verticais

Estilos populares

  • Inverno: aqueles que ficam dentro da casa, muitas vezes num canto ou embaixo de escadas.
  • Suspensos ou verticais: ficam presos fora da casa, na parte externa da construção.

Saiba mais

Um jardim é o espaço encantado de uma casa, onde o coloridos das flores e a folhagem de todas as plantas trazem vida e frescor ao ambiente! É no jardim o local ideal para sentar-se e pensar em coisas diferentes da correria do dia a dia, é o jardim que tem perfume natural das flores, cheiro de terra molhada quando chove, além disso, ele atrai os pássaros, que, por sua vez, trazem música todos os dias!

jardim

Por isso, muitas pessoas fazem questão de manter seu jardim e suas plantinhas, seja ele do tamanho que for! Inclusive quem mora em apartamento, às vezes opta pelos jardins de inverno, que são aqueles espaços muito especiais projetados no interior de casas ou apartamentos.

Os jardins de inverno, normalmente são espaços mais restritos, especialmente se forem em apartamentos, onde, às vezes, até um cantinho no vão de uma escada ou a própria sacada são transformados em um local para as plantas, criando-se, assim, um local especial para relaxar e até meditar. Claro que, seja onde for que você decida fazer seu jardim, ele deve ser bem planejado, caso contrário, o desenvolvimento das plantas poderá ser comprometido, pois a iluminação e ventilação fazem toda a diferença para o crescimento delas. Assim como as espécies de plantas são também importantes e devem ser bem escolhidas para que seu tamanho e características não acabem atrapalhando o espaço geral da casa!

Veja algumas fotos de perfeitos jardins de inverno, que deixam qualquer residência mais aconchegante!

jardim-de-inverno jardim-de-inverno-2

Apesar de muitas pessoas gostarem demais de plantas e flores, nem sempre o espaço de que dispomos permite um jardim. Voltamos a falar de quem mora em apartamento, que, normalmente tem pouco espaço, limitando muitas coisas. Mas isso não significa que essas pessoas não achem uma maneira criativa de cultivar suas plantinhas, mesmo em espaços bem reduzidos! Felizmente, uma das últimas tendências é o chamado “jardim vertical”, que muitos também chamam de “jardim suspenso”. Essa é uma forma, antes de tudo, criativa mesmo, pois, em uma parede apenas, as plantas podem se desenvolver e assim, o verde e o colorido das flores passam a fazer parte da decoração dos ambientes.

Essa modalidade também vem sendo usada em casas, pois servem de decoração aos muros, criando muralhas verdes e naturais que modificam e embelezam.

São utilizados diversos materiais para a criação desses jardins e, a cada vez mais, surgem novas ideias e a criatividade é quem manda, sendo a reciclagem bastante usada nesses casos!

Aqui, algumas amostras do quanto os jardins verticais podem transformar superfícies sem graça em espaços naturais e bonitos!

jardim-vertical

Veja que até mesmo o exterior de prédios enormes tem ganhado as plantas como adereços! O sistema que já foi adotado na Europa agora está se espalhando pelo mundo, fazendo com que, cada vez mais se vejam os chamados “telhados verdes” ou as paredes cobertas de plantas, o que garante uma redução do calor e a presença de plantas em meio à “selva de pedra” das grandes cidades!

 

jardim-vertical-3

Nesta foto, a grade de madeira foi aproveitada e se transformou em suporte para os vasos de cerâmica.

 

jardim-suspenso-2 jardim-vertical-2 jardim-suspenso