Fotos de cães da raça Shar-Pei

A característica mais marcante desta raça é sem dúvidas a pele cheia de pregas e rugas. Tanto que o filhote de um Shar-Pei pode ser considerado o cão mais enrugado do mundo.

Com origem na China, esta raça é independente, leal, inteligente e alerta. Um ótimo companheiro e, apesar de sua aparência fofinha e inofensiva, ele é também um ótimo cão de guarda. Ele é calmo e muito afetuoso com a família – principalmente as crianças –.

Chegou a ser quase extinto em 1949, graças a Revolução Comunista que houve na China e proibia a criação de animais domésticos. Os únicos cães permitidos eram os que ajudavam os camponeses na caça, todos os demais acabaram sendo executados. Alguns até serviram de alimento para a população faminta.

O problema das rugas

Mas todas essas rugas requerem um pouco de cuidado a mais na higiene. Caso contrário pode criar micose, dermatite, seborréia e algumas feridas que podem evoluir para um câncer de pele. Por isso é muito importante que o cão esteja sempre seco e limpo.

O excesso de rugas no rosto também pode ter outro aspecto negativo. Acaba atrapalhando a visão, e muitas vezes faz a pálpebra e os cílios entrarem no olho, ferindo a córnea e formando inflamações que se não forem tratadas podem deixar o cachorro cego.

Mas esse problema pode ser evitado muito facilmente quando o cachorro é filhote, apenas fazendo-se uma prega na musculatura do rosto, impedindo-a de pressionar a pálpebra contra o olho. Mas isso só funciona com os filhotes, pois sua musculatura ainda está em desenvolvimento.

Características físicas do Shar-Pei

  • Pele flexível e áspera, cheia de pregas
  • Pelagem curta e eriçada
  • Existem cães em todas as cores sólidas, menos o branco
  • Tamanho mediano, de 44 à 51 cm

Características comportamentais do Shar-Pei

Ele é bastante calmo e tranquilo. Não aguenta muita correria, nem brincar por muito tempo. Mas mesmo assim é extremamente dócil com crianças e extremamente fiel e afeiçoado às pessoas. É ótimo com estranhos e late muito pouco, não importa qual seja a situação.

É caseiro e se satisfaz com apenas 15 minutos de passeio. Acostuma-se facilmente tanto em lugares grandes quanto pequenos. A presença de outros cães o desagrada, mas em compensação ele adora estar sempre deitado ao lado do dono, com muita tranquilidade.

Fotos de cães da raça Shar-Pei

Shar-pei adulto

Shar-pei adulto

 

Filhotes de shar-pei

Filhotes de shar-pei

 

As rugas que atrapalham a visão do cão

 

Imagem de Shar-pei adulto

Shar-peis adultos têm menos rugas que os filhotes

 

Foto de Shar-Pei

São cachorros de porte mediano

 

Cão Shar-Pei

É necessário um cuidado especial com a higiene dessas dobrinhas

 

Shar-peis de cor cinza

Shar-peis de cor cinza

 

Shar-pei de cor dourado

Tem aparência de estar sempre cansado e com sono, mas não se engane

 

Shar-pei marrom

Não aguentam correr e brincar por muito tempo

 

Pelos claros

Apresentam as orelhas dobradas em direção ao olho e a cauda fina e sempre para cima