Fotos de Albert Einstein

Considerado por muitos como o físico mais célebre do século 20, Albert Einstein é também conhecido como o pai da teoria da relatividade, ganhou um prêmio Nobel de física por seus estudos.

Nasceu na Alemanha no ano de 1879 e aos seis anos de idade Albert começou a aprender a tocar violino, e algum tempo depois abandonou as aulas, mas não sua paixão pela música. Tocar as sonatas de Mozart era sua distração favorita. Ele sempre dizia que se não fosse físico, seria músico.

Seu interesse pela ciência começou quando o pai lhe mostrou uma bússola de bolso, quando ele ainda era criança. Ele queria entender o que era que fazia a agulha “flutuar” no espaço e girar para o sentido correto.

Einstein na escola

Em 1885 Albert começou a estudar na escola primária de Volksschule, uma escola católica tradicional em Munique. Apesar de ter um boletim brilhante e ser um bom aluno, Einstein se revelou um pouco lento na resolução de problemas, e um não amante das ciências humanas. Entretanto, com apenas doze anos Albert começou a ler obras filosóficas de grandes autores como Kant e Euclides. Mais tarde até passou a se considerar socialista.

Em 1894 a empresa do pai de Einstein faliu e ele se viu obrigado a mudar-se para a Itália com o intuito de abrir uma nova empresa lá. Albert continuou na Alemanha por alguns meses para terminar o ano letivo do colégio e depois voltou para junto de sua família, pois longe deles se sentia deprimido. Nessa mesma época ele publicou seu primeiro trabalho científico, “A Investigação do Estado do Éter em Campos Magnéticos”, aos 15 anos de idade.

Aos 16 anos de idade ele tentou entrar na universidade ETH Zurique na Suíça, antes mesmo de concluir o segundo grau. Mas foi reprovado na parte de humanas do teste de admissão. Mudou-se então para uma cidade do interior da Suíça e concluiu o segundo grau estudando a teoria eletromagnética de Maxwell.

Após conseguir seu diploma de segundo grau foi que Einstein conseguiu entrar na ETH e cursar o ensino superior. Mais tarde ele concluiu sua graduação em física e começou a ser professor nesta mesma faculdade.

Vida amorosa de Einstein

Casou-se em 6 de janeiro de 1903 com Mileva Maric, com quem teve três filhos. Lieserk Einstein que morreu ainda bebê, Hans Albert Einstein que foi um importante professor de hidráulica da Universidade da Califórnia, e Eduard Einstein que se formou em música e literatura e morreu em um hospital psiquiátrico suíço.

Divorciou-se de Mileva em 1919 e casou-se com sua prima de primeiro grau por parte de mãe, Elsa. Viveram juntos por muitos anos nos Estados Unidos até que em 1936 Elsa morreu com problemas cardíacos.

Vida profissional

Albert atuou como professor em Zurique e Praga, até que em 1914 ele voltou para a Alemanha e tornou-se pesquisador na Academia Prussiana de Ciências. No ano seguinte ele já realizou uma série de conferências para apresentar a Teoria da Relatividade Geral. Mas em 1933, Hitler chegou ao poder da Alemanha, e por ser de origem judaica Einstein foi aconselhado a deixar o país.
Mudou-se então para os Estados Unidos e começou a integrar o corpo docente e Princiton, aonde chegou até a ser diretor, mas depois renunciou o cargo e ficou apenas como funcionário da universidade.

A contribuição deste grande homem para a física do século 20 é imensurável. Infelizmente ele morreu no dia 18 de abril de 1955 em Princiton aos 76 anos, e seu corpo foi cremado.

Obras publicadas por Einstein

  • Movimento Browniano, 1905
  • Efeito Fotoelétrico, 1905
  • Teoria Especial da Relatividade, 1905
  • Teoria Geral da Relatividade, 1916
  • Investigações sobre a Teoria do Movimento Browniano, 1926
  • Sobre o Sionismo, 1930
  • Por que a guerra?, 1933 em parceria com Sigmund Freud
  • Como Vejo o Mundo, 1922-1934
  • A Minha Filosofia, 1934
  • Evolução da Física, 1938
  • Escritos da Maturidade, 1934-1950
  • Meus últimos anos, 1950

Fotos de Einstein

Albert Einstein em sua juventude

Albert Einstein em sua juventude

 

Einstein

Tocar violino era o hobbie preferido de Einstein

 

Foto de Einstein

A fotografia mais famosa de Albert Einstein em que ele está mostrando a língua

 

Elsa Einstein

Elsa Einstein, segunda esposa de Albert

 

Einstein sorrindo

Einstein sorrindo, já na velhice

 

Físico Einstein

Albert Einstein, o pai da teoria da relatividade