Fique mais inteligente

No mês de maio deste ano a revista Super Interessante publicou uma matéria que dizia-se o caminho para a inteligência. Nela haviam várias dicas de como proceder para você, caro amigo aumentar o seu QI (Quociente de Inteligência).

Dentre as dicas há uma que é ouvir Mozart; bem, eu comecei a ouvir musicas sacras a algum tempo e venho percebendo um aumento de inteligência (não ache que é “MIGUÉ”, isto é a mais pura verdade).

Vamos às ditas cujas:

Vista uma roupa diferente: A rotina acomoda nossos neurônios, que deixam de criar novas sinapses. É como se o cérebro funcionasse apenas no automático. Vestir alguma coisa que não está acostumado, por exemplo, obriga as células do cérebro a aumentar os dendritos – braços do neurônio por onde as informações são transmitidas. E, quando mais caminhos, melhor.

Tome banho de olhos fechados: Assim você aumenta o número de ligações entre os neurônios, desenvolvendo a propriocepção – capacidade de reconhecer os membros em relação ao resto do corpo. Como efeito colateral, todos os seus sentidos ficam mais aguçados – visão, olfato, tato. Mas talvez você descubra que não gosta do cheiro do seu sabonete…

Durma 8 horas por noite: O sono se divide em duas partes. A primeira dura cerca de 1h30m e regenera as células lesadas durante o dia, recuperando o organismo. Na segunda etapa, a memória é reorganizada. Em um adulto de hábitos normais ele dura entre 6 e 7 horas. Se você acordar antes disso, pode atrapalhar os processos de consciência.

Aprenda chinês: É muito mais fácil aprender espanhol ou inglês. Há um motivo para isso: quando a língua é similar à nossa, ela passa a compartilhar a mesma área cognitiva que já usamos. Para aprender chinês, é preciso ativar uma nova rede de células. É a mesma lógica de sair da rotina. Mas aqui, um área específica do cérebro é ativada: a da linguagem.

Beba café: Nem de mais, nem de menos. Quatro xícaras por dia são o suficiente. A cafeína bloqueia os receptores de adenosina, neurotrasmissor que causa a sonolência. Com café nas veias, você aumenta a velocidade do processamento de informações e fica mais atento para concluir tarefas complexas, como uma prova de química (ou escrever um post, rs).

Ouça Mozart: A música do compositor austríaco estabiliza no cérebro as ondas alfa, que se associam à diminuição da tensão mental. É o chamado efeito Mozart. O som estimula áreas relacionadas à memória e exige uma atividade mental complexa, pois seus códigos são baseados em notas e em sequências de tempo. Só que os efeitos da melhora têm vida curta: de 15 a 20 minutos.

E ai, está afim de se tornar um gênio?

(Atualizado dia 22 de dezembro de 2011)