,

Fim de ano ou final de ano? Saiba qual o correto

A língua portuguesa não é nada fácil. Quando partimos para a gramática e grafia das palavras tudo se complica ainda mais.

Há quem diga que o português é o idioma mais difícil do mundo, graças às inúmeras regras que existem. Por exemplo, o correto é fim de ano ou final de ano? Descubra agora.

Essas expressões são muito utilizadas pelo comércio, cartões de Natal, propagandas e artigos.

No entanto, poucas pessoas param para pensar qual é o jeito correto de se referir ao último período do ano. Chegou a hora da resposta; confira a seguir.

O correto é usar fim ou final de ano?

Se você tem dúvida sobre usar 'fim ou final de ano', chegou a hora de esclarecer

A utilização de ‘fim ou final de ano’ ainda é motivo de dúvida para muita gente (Imagem/arte: Blogodorium)

O mais indicado é que você use fim de ano ou invés de final de ano. Isso se deve, sobretudo, à categoria das palavras. Fim é um substantivo, enquanto final é um adjetivo.

Uma regra simples para entender qual palavra se encaixa melhor é só substituir por palavras antônimas. A de fim é início. A de final é inicial. Então, a frase ficaria assim:

  • Início de ano
  • Inicial de ano

É claro que a de cima é a correta. Dessa forma, é só considerar que fim de ano é mais apropriado do que final de ano. Embora, seja bem usual. Entendeu?

Agora veja alguns costumes diferentes relacionados ao fim de ano ao redor do mundo.

Veja também: O uso correto de ‘afim’ e ‘a fim de’

Costumes relacionados ao fim e início de ano

As diferentes culturas que existem ao redor do mundo são fantásticas! No fim do ano, por exemplo, algumas tradições são bem curiosas. E é o que você vai descobrir a seguir.

Enquanto o dia 1º de janeiro no Brasil é comemorado tradicionalmente com sol e mar, no Canadá as temperaturas são negativas.

Por isso, em algumas cidades do país é tradição no feriado mergulhar nos lagos e oceanos congelantes. Esse hábito é chamado de “mergulho do urso-polar”.

Já na Nova Zelândia, a virada de fim de ano é comemorada com bastante barulho e não pense que são os fogos de artifício!

Os moradores costumam bater nas panelas para atrair coisas boas para o ano novo e espantar as ruins.

Veja também: 8 mensagens para cartão de Natal e Ano Novo

Outro costume para lá de curioso acontece na Dinamarca. Durante a noite de Réveillon, os amigos saem às ruas para jogar louças nas portas dos amigos. Isso mesmo!

Na passagem do fim de ano para começo do novo, as pessoas saem quebrando tudo quanto é prato, copo e xícara na porta dos melhores amigos. Dá para acreditar?

Isso é uma prova de amizade e uma forma de dizer o quanto aquela pessoa significou durante o ano que passou.

Já os ingleses são mais discretos nas suas comemorações de fim de ano se comparado aos dinamarqueses. Embora, não menos curioso.

Nos últimos minutos do ano, os britânicos costumam abrir as portas do fundo das suas casas para que o ano velho vá embora e abrir também as portas da frente, justamente pelo motivo contrário.

Na Escócia, o ano novo é comemorado durante 7 dias seguidos, a partir do dia 31. As ruas das cidades recebem desfiles.

Na capital do país, para comemorar o fim e início de ano, os canhões que ficam no Castelo de Edimburgo, importante ponto turístico, fazem disparos.