,

10 filmes mais assustadores

Você gosta de filmes assustadores? Esse gênero de filme que engloba desde o horror, passando pelo suspense é o preferido de muita gente.

No entanto, existem quem não goste de ser assustado e pode até perder o sono a noite. Enquanto isso, outras adoram a sensação de medo e de adrenalina que este tipo de obra proporciona.

Uma curiosidade é que um dos motivos pelos quais as pessoas gostam de filmes que causam medo é a sensação de controle. Ou seja, ao assistir um filme de terror ou ir em um brinquedo radical em um parque de diversões, o corpo entende que não existe um perigo real.

Pensando nos amantes de filmes de terror e horror, este artigo do Blogodorium traz uma lista com os 10 filmes considerados pelo público como os mais assustadores de todos os tempos. Além de responder a pergunta sobre qual a diferença entre as obras de horror e de terror.

Os 10 filmes mais assustadores

Muita gente gosta de filmes assustadores e assiste frequentemente. No entanto, você sabe quais os dez longas considerados os mais assustadores de todos os tempos?

Neste artigo vamos mostrar uma lista, com um resumo sobre cada obra que foi considerada assustadora pelo público. Contudo, vale lembrar que isso é subjetivo e varia de pessoa para pessoa.

Ou seja, algo que é assustador para uma pessoa, pode não ser para outra. Só para exemplificar, algumas pessoas preferem um terror psicológico. Enquanto isso, outras gostam dos chamados jump scares, que são os sustos que fazem qualquer um pular da cadeira.

Confira os filmes a seguir e veja se concorda ou não com as obras escolhidas.

1 – Atividade Paranormal

Atividade Paranormal

(Foto: Reprodução | Capas DVD)

Atividade Paranormal é um filme de terror, de produção independente que estreou oficialmente em dezembro de 2009. A obra teve um baixo orçamento e por isso a produção pode não agradar aos mais exigentes.

No entanto, se transformou em uma das franquias de maior sucesso do gênero e é considerado o filme mais rentável da história. Isso porque o longa arrecadou mais de dez vezes o valor que foi gasto na produção.

O filme tem 86 minutos e estreou em 2007 em festivais de cinemas norte-americanos. Ele acompanha a história de Katie, uma mulher que sofre desde criança ao ouvir sons estranhos e sussurros assustadores.

Já adulta ela vai morar com o namorado, Micah e conta a ele sobre as suas experiências. No entanto, ele é cético e não acredita nas afirmações de Katie. Depois de muita insistência, Micah resolve usar uma câmera de mão para filmar tudo o que o casal faz em casa. Durante a noite, o aparelho fica em um tripé de frente para a cama deles.

Isso se transforma em uma experiência aterradora quando a câmera começa a capturar fenômenos sobrenaturais e sem explicação lógica. Dito isso, Atividade Paranormal, pelo menos o primeiro da franquia é uma experiência assustadora e que fez milhares de fãs em todo o mundo.

Veja também: Séries, filme e documentário: Confira quais os lançamentos de agosto na Netflix

2 – A Morte do Demônio

A Morte do Demônio

(Foto: Reprodução | RPC Capas BR)

A morte do demônio, de 2013, é considerado um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. Uma curiosidade é que ele é uma refilmagem de outra obra clássica do terror, que havia sido lançada originalmente em 1981.

A história do longa acompanha cinco jovens amigos que resolvem viajar para uma cabana localizada em um bosque isolado no estado norte-americano do Tennessee.

Tudo parecia ser uma viagem tranquila. Até que os jovens encontram um objeto chamado de Livro dos Mortos. Logo depois, os personagens começam a viver experiências estranhas e sem explicação lógica.

Pouco tempo depois é encontrado um gravador antigo com uma fita dentro. Essa fita contém a tradução de algumas partes do livro o que desperta espíritos malignos que estavam adormecidos no bosque.

Depois disso, os jovens começam a ser perseguidos e possuídos um a um. A morte do demônio foi bem recebido pela crítica especializada e público em geral. Com isso arrecadou cinco vezes mais do que os custos de produção da obra. Outra curiosidade é que o diretor paraguaio Fede Alvarez optou por fazer o remake mais assustador que o filme original, sem usar efeitos gráficos.

Ou seja, os atores chegaram a passar horas se maquiando e a protagonista chegou a ser enterrada viva. Tudo isso torna A Morte do Demônio um filme obrigatório para os amantes de terror.

3 – O Iluminado

O Iluminado

(Foto: Reprodução | Luzes na estante)

O Iluminado é considerado um dos clássicos do terror mundial. Lançado em 1980, o longa de terror psicológico é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito em 1977 pelo mestre do terror, Stephen King.

A história se passa no Hotel Overlook, que fica localizado em uma região isolada do Colorado, estado norte-americano. O protagonista é Jack Torrance, um escritor alcoólico e que está em um processo de recuperação e vai para o hotel com a família.

No entanto, o isolamento acaba causando problemas mentais em Jack. Ele se torna cada dia mais agressivo e perigoso para a sua família. Ao mesmo tempo que isso acontece, o filho de Jack descobre que possui um poder chamado de “iluminado”. Este poder é de família e faz com que o jovem tenha visões sobre acontecimentos do passado.

No decorrer da trama ele descobre que os acontecimentos macabros também foram consequência do isolamento. Mesmo tendo algumas diferenças em relação a obra original, O Iluminado é considerado um dos filmes mais assustadores de todos os tempos.

4 – O Orfanato

O Orfanato

(Foto: Reprodução | Capas Medina)

O Orfanato é um filme espanhol de 2007, que estimulou a mudança no modo de produção do terror. Essa obra possui um estilo de narrativa intitulada como perturbadora e que incomoda o telespectador.

Por causa disso, esse formato foi muito utilizado durante a década de 2000 e se estendeu para filmes mais recentes. A narrativa d’O Orfanato acompanha a história de Laura.

Ela é uma mulher de 30 anos, que passou grande parte de sua vida em um orfanato. No entanto, esses anos são considerados os mais felizes da vida dela, já que viveu cercada de amigos e pessoas maravilhosas. Este orfanato, no entanto, foi fechado há vários anos. Por isso, Laura decide comprar o local e transformá-lo em um lar para crianças com deficiências físicas.

Ela se muda para o local com o marido e filho adotivo, Simon, que tem sete anos. Os acontecimentos perturbadores começam quando Simon passa a inventar contos e jogos no local. Contudo, o que era para ser uma brincadeira de criança se transforma em uma situação ameaçadora para toda a família.

Laura resolve pesquisar sobre as origens do orfanato para encontrar o que causou todos os acontecimentos. O Orfanato é descrito como um filme de terror e drama e foi considerado um dos mais rentáveis da década. Isso porque ele custou quatro milhões de dólares e rendeu quase 80 milhões em bilheteria.

5 – REC

REC

(Foto: Reprodução | Teste Buscar Capas)

REC é um filme espanhol de 2007, que aposta no estilo Found Footage. Esse estilo de filmagem é conhecido no Brasil como filmes perdidos. Já que usa a história de que a obra é a filmagem de um acontecimento real. Esse estilo surgiu no final da década de 90 e influenciou muitas outras produções do terror.

A história de REC acompanha uma repórter de um canal de TV e o cinegrafista que a acompanha. Eles deveriam fazer uma matéria sobre a rotina de um plantão noturno de uma equipe do corpo de bombeiros da cidade de Barcelona, na Espanha.

O que era para ser um plantão comum muda quando a equipe foi chamada para ir até um condomínio. Lá, os moradores estão assustados por conta dos gritos de uma moradora, que estaria supostamente presa no seu apartamento.

No entanto, a mulher está no que parece ser uma infecção raivosa. Por isso, todos ficam presos durante a noite no condomínio para evitar que o problema se espalhe pela cidade. A equipe começa a filmar todos os acontecimentos. Enquanto isso lutam para salvar suas vidas de uma ameaça completamente desconhecida.

REC lucrou mais de 30 milhões de dólares e ganhou três continuações. Além disso, o filme também serviu como inspiração para um jogo de videogame lançado em 2012.

6 – O Babadook

The Babadook

(Foto: Reprodução | Tudo GTBA)

O Babadook ou The Babadook, em inglês é um filme australiano que pertence ao subgênero de terror psicológico. Esse tipo de filme faz bastante sucesso entre os amantes de obras assustadoras. Principalmente porque ele coloca o telespectador na mesma perspectiva que os personagens, causando ambiguidade sobre a realidade do que está sendo mostrado e o que aquilo significa.

O longa, que foi lançado em 2014, acompanha a vida de Amélia, uma mulher amargurada que vive com o filho de seis anos, pelo qual ela não consegue sentir amor. Isso se deve ao fato do marido dela ter morrido em um acidente de carro, enquanto estava levando Amélia para a maternidade. Por isso, Samuel é um menino rebelde e problemático, o que fez com que ele fosse expulso da escola.

Os problemas pioram quando Samuel começa a apresentar mais comportamentos estranhos. Como, por exemplo, deixar de dormir a noite e fabricar armas para lutar contra um monstro imaginário.

Um dia o menino pede para que Amélia leia um livro que ele encontrou na estante. A obra fala sobre um monstro chamado de The Babadook, que é um monstro que persegue todos aqueles que tomam conhecimento da sua existência.

A partir daí, Amélia passa a ser assombrada e precisa lutar contra os seus próprios medos e passado. Enquanto o seu filho continua a agir cada vez mais de maneira irracional.

Existem algumas curiosidades sobre este filme. A primeira é que o nome Babadook é um anagrama para a frase a bad book, que pode ser traduzido como um livro mal. Outra curiosidade é que os criadores da obra confirmaram que o monstro é uma alegoria para o luto. Sendo mostrado que Amélia nunca poderá se ver livre, mas precisa aprender a conviver com ele.

7 – O Exorcista

O Exorcista

(Foto: Reprodução | WB)

O Exorcista é considerado até hoje como um dos maiores clássicos do gênero de terror. Ele foi lançado em 1973 e mesmo com as limitações técnicas da época, assusta muita gente.

O longa é do gênero de terror sobrenatural e foi inspirado no livro de mesmo nome, que foi escrito por William Peter Blatty. Uma curiosidade é que o livro teria inspiração do exorcismo real de um menino de 14 anos.

O filme se passa inteiro na cidade de Georgetown, no estado norte-americano de Washington. Começando quando uma mulher percebe um comportamento assustador na sua filha, que tem apenas 12 anos de idade. Ela pede a um padre e psiquiatra que diz que menina está possuída pelo demônio. Dessa maneira, ele chama um especialista em exorcismo, que usa todo o seu conhecimento para salvar a criança.

Desde o seu lançamento, O Exorcista inspirou a produção de diversas outras obras do gênero e é reverenciado até hoje. Sendo assim, se tornou um dos filmes mais lucrativos da história do cinema, arrecadando quase 500 milhões de dólares em todo o mundo.

Além disso, o longa foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar, na categoria de melhor filme, que é uma das principais da premiação.

8 – O Chamado

O Chamado

(Foto: Reprodução | DVD e Capas)

Outro da lista dos filmes mais assustadores é o longa norte-americano O Chamado. A obra é categorizada como sendo do sub gênero terror psicológico e chegou aos cinemas em 2002.

The Ring, como é chamado em inglês é uma regravação do filme japonês The Ringu. Este, por sua vez, é uma adaptação do romance de mesmo nome escrito pelo autor Koji Suzuki. O longa acompanha a repórter Rachel Keller, que resolveu investigar a morte da sua sobrinha, que se deu por motivos misteriosos e foi descrita pelos médicos como sendo uma parada cardíaca.

Durante a investigação ela descobre uma série de mortes parecidas e que estão todas relacionadas a uma fita de vídeo amaldiçoada. A lenda diz que todo mundo que assistir ao vídeo irá morrer em sete dias.

Logo depois de Rachel e o filho assistirem a fita, ela precisa descobrir uma forma de se livrar da maldição. Enquanto acontecimentos assustadores continuam acontecendo.

9 – A Bruxa

A Bruxa

(Foto: Reprodução | Gigantes das capas)

A Bruxa é um filme de terror psicológico que foi lançado em 2016. A história acompanha a vida de uma família que foi expulsa de uma comunidade puritana, após apresentar comportamentos ditos heréticos.

Por isso eles foram expulsos para uma fazenda em uma área isolada da Nova Inglaterra. O filme se passa em 1630, sendo que este é o nome não-oficial de uma região que abrigou as primeiras colônias inglesas.

Veja também: Quais os filmes novos da Netflix em junho

Dessa maneira, o casal e os cinco filhos passam a enfrentar várias dificuldades relacionadas ao isolamento. No entanto, tudo piora quando o filho mais novo some e a principal suspeita é que ele tenha sido sequestrado por uma bruxa.

Nas primeiras partes do filme todos os acontecimentos são inesperados. Desse modo, o longa faz o telespectador duvidar da sua própria percepção. Tudo isso para surpreender no ato final.

A Bruxa pode não agradar os fãs que preferem sustos mais claros. Isso porque ele possui uma narrativa mais lenta e subjetiva. Sendo por isso aclamado pelos críticos especializados como o melhor lançamento de terror do ano.

10 – A Bruxa de Blair

A Bruxa de Blair

(Foto: Reprodução | Capas de DVD)

Para finalizar a lista dos filmes assustadores, a obra escolhida é A Bruxa de Blair. Este filme foi lançado em 1999 e popularizou os subgêneros de pseudodocumentários e found footage.

Isso aconteceu porque os produtores espalharam a história de que o filme era uma obra real, tendo sido encontradas as filmagens em uma floresta. No entanto, isso foi uma invenção para divulgar o filme.

A história do filme é sobre três estudantes de cinema que teriam desaparecido um ano antes. Eles sumiram em uma floresta do estado norte-americano de Maryland, enquanto filmavam um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair.

As filmagens encontradas mostram pistas sobre o destino dos jovens e assustaram muita gente pelo mundo. O longa custou 60 mil dólares e faturou quase 250 milhões. Por isso, entrou para a lista dos 100 filmes que mais faturaram na história do cinema.

Qual a diferença entre filmes de horror e de terror?

Os filmes assustadores podem pertencer a diversos gêneros. Os mais conhecidos são o terror e o horror, que muita gente se confunde pensando ser a mesma coisa. No entanto, existem algumas diferenças entre os dois e que são usadas para categorizar as obras em português.

Dessa maneira, o termo terror é usado para obras que causem um sentimento de medo e que apresenta uma grande expectativa sobre os acontecimentos. Sendo que a sensação permanece durante toda a obra. Esse gênero caracteriza obras com um aspecto mais psicológico e sobrenatural, que assusta por conta da expectativa criada em cima dos acontecimentos.

Já o horror é caracterizado por filmes que apresentam grande violência. Principalmente os que apresentam muitas mortes, sangue e acontecimentos feitos apenas para chocar. No inglês, no entanto, as expressões horror e terror significam a mesma coisa. Por isso é comum ver os filmes categorizados assim nos sites internacionais.