Festa de aniversário

Para organizar uma comemoração bonita e divertida, não precisa gastar muito dinheiro. Veja dicas

A festa de aniversário é um momento especial e muitas pessoas fazem questão de comemorar com os amigos e familiares todos os anos. Mas organizar todos os elementos necessários pode trazer muita dor de cabeça.

No entanto, é possível fazer uma festa divertida e única gastando bem pouco. Visto que basta usar a criatividade para criar elementos únicos e especiais para o aniversariante.

Para facilitar a vida dos festeiros de plantão separamos neste artigo diversas dicas que irão ajudar com a organização das festas. As dicas são de decoração, escolhas de tema e até mesmo a respeito do bolo ideal para festas infantis e de adultos.

Dicas de como gastar pouco em uma festa de aniversário

Para montar uma festa de aniversário sem gastar muito basta usar da criatividade e por a mão na massa. No entanto, é preciso começar a organizar tudo com antecedência para evitar correria em cima da hora.

A primeira dica para gastar pouco é essa: escolha as cores e o tema com antecedência. Assim é possível ir comprando materiais de decoração e guardando para a data especial. Da mesma forma, evite comprar coisas prontas e arrisque montar a decoração por conta própria. Além de divertido isso dará um toque único e especial para qualquer festa.

Mesa de aniversário

É preciso começar a organizar tudo com antecedência para evitar correria em cima da hora (Foto: depositphotos)

Para não se perder e esquecer algo importante, é necessário montar uma lista com tudo que será necessário. Lembrancinhas, decoração, comida, brincadeiras e convidados. Tudo deve ser decidido com, pelo menos, três meses de antecedência.

Em relação às comidas, alguns tipos de doces e salgados podem ser preparados com antecedência e congelados. Por isso, pode chamar um amigo ou parente que cozinhe bem para ajudar a preparar os petiscos. No dia da festa é só descongelar.

Um outro modo de economizar na organização é fazer a festa na própria casa. No entanto isso só é possível caso o número de convidados seja pequeno, mas se forem muitos, um espaço deve ser reservado. Em vez de contratar um músico ou DJ, é possível montar uma playlist coletiva. Alguns aplicativos de música disponibilizam esta opção, no dia basta colocar para tocar.

Em festas infantis é comum a contratação de animadores. Para burlar isso é só organizar gincanas ou várias brincadeiras divertidas. Isso irá animar as crianças e gastando muito pouco.

O bolo é algo que causa muita preocupação, mas uma forma de economizar é preparar a parte principal da festa em casa. Existem diversas dicas de recheio e decorações simples, que qualquer pessoa consegue fazer.

Veja também: Aniversário: modelos de convites para festa de 15 anos. Aprenda a fazer

Decoração barata para festa infantil

As crianças são as que mais se divertem nas festas de aniversário. Por isso que, na maioria das vezes, elas são direcionadas ao público infantil. No entanto, é preciso muito cuidado na hora de decorar para não acabar estourando o orçamento previsto. Por isso, separamos neste artigo dicas de decoração para festas infantis baratas e fáceis de serem feitas.

Festa piquenique

A primeira dica é decorar a festa com o tema piqueniqueEsse tema é fácil de ser feito e barato, já que deve ser feito ao ar livre. Portanto, pode ser montado no jardim ou em um parque da cidade.

Festa piquenique

A festa com tema de piquenique é econômica e muito bonita (Foto: depositphotos)

A decoração é baseada em toalhas coloridas, que devem ser colocadas no chão. A decoração fica por conta dos copos e pratos, que podem seguir a tendência de piquenique. O bom desse estilo é que economiza com a decoração do ambiente, já que é feito em locais abertos.

Festa do pijama

Outro tema fácil é uma festa do pijama. Essa é ideal para crianças um pouco mais velhas e não é preciso muito gasto. Basta conseguir uns colchonetes ou barracas de acampar e usar a criatividade na decoração.

Os convidados podem se divertir com brincadeiras ou com uma sessão de cinema. Tudo isso acompanhado de lanches que devem ser preparados antecipadamente ou até mesmo na hora.

Festa colorida

Por fim, outra decoração de festa que faz sucesso e é fácil e barata de ser feita é a colorida. A única regra aqui é que as cores devem ser alegres. Fora isto, está liberado usar a imaginação e misturar, cores, texturas e até mesmo glitter.

O lado bom dessa decoração é que é possível prepará-la com antecedência e sem tanta organização. Basta ir comprando coisas bem coloridas e guardar até a data especial.

Festa de aniversário para adulto

Os adultos também adoram uma boa festa de aniversário. O melhor de tudo é que é possível organizar a própria festa, com tudo do seu jeito e sem gastar muito dinheiro.

Balões

Uma opção infalível de decoração é com o uso de balões. Eles são baratos e podem ser encontrados em qualquer lugar. Desde supermercados, até casas especializadas em produtos para festa, onde se pode encontrar balões diferentes que dão um ar especial para a decoração.

Desenho nos balões

Existem várias coisas que se pode fazer com eles. Uma das mais simples é desenhar nos balões com canetas para quadro branco. É possível desenhar mensagens fofas ou pedir para os convidados deixarem mensagens para o aniversariante. A regra é usar a imaginação.

Mural de fotos

Outra ideia bonita e barata é montar um mural de fotos. Só que no lugar de colar as imagens na parede, elas vão ficar grudadas nos balões. O visual final fica lindo e ótimo para fotografar.

Mini balões

Há também a opção de mini balões no mercado. Eles podem ser colocados em cima do bolo, fazendo a vez das velas. Outra opção é colar ou colocar glitter colorido dentro dos balões. Ainda no uso de balões existe a opção deles ficarem flutuando próximo ao teto. Para economizar eles podem ser colados no lugar com o uso de fita adesiva. Assim fica tudo fácil e no orçamento.

O resultado disso vai ser uma festa mais colorida e divertida, já que os convidados podem estourar a bexiga a qualquer hora. Outra opção divertida é investir em talheres coloridos.

Veja também: Belas mensagens para colocar em convite de aniversário

Isso pode ser encontrado em casas de produtos para festa, em opções descartáveis. Caso queira economizar ainda mais e evitar a produção de lixo, é possível pegar os talheres de casa e mergulhá-los em tinta. A ideia é pintar apenas os cabos de cores coloridas e vibrantes.

Dicas para organizar uma festa de aniversário diferente

Fugir do comum é algo que pode deixar qualquer festa mais divertida e única. Para quem deseja se destacar na hora do aniversário, a principal dica é evitar comprar coisas prontas.

Isso vale principalmente para os objetos de decoração. Por isso o ideal é investir em elementos feitos à mão e que possuam alguma história ou ligação com o anfitrião.

Outra dica para montar uma festa diferente é evitar escolher um tema específico. No entanto, para que a decoração não vire uma mistura sem sentido é importante pensar em um objetivo. Por exemplo, uma decoração em tons quentes ou sobre animais pode ser uma boa opção.

Uma outra ideia para festa é montar uma festa à fantasia. Os convidados podem escolher uma fantasia geral ou sobre um tema para a festa. O importante é que todos se divirtam e a festa seja diferente e animada.

Por fim, existe a opção de fazer uma festa sobre um tema que o aniversariante goste muito. Só para exemplificar, com a decoração baseada em um filme, série ou time de futebol. O visual vai ser diferente e único, principalmente se tudo for feito em casa.

Como escolher o tema da festa?

A festa de aniversário é um momento especial e, por isso mesmo, o tema, quando houver, deve ser escolhido com cuidado. Caso deseje fazer uma festa surpresa ou organizar a festa de algum amigo ou familiar, é importante procurar descobrir as coisas que a pessoa gosta.  

Veja também: Frases de Aniversário para Facebook

Esse é o ponto principal e mais importante. Pois, ao saber os gostos do aniversariante, é possível montar uma festa mais pessoal. Caso o próprio aniversariante esteja montando a festa, é importante fazer um orçamento de quanto gastar. Com isso é possível montar uma comemoração sem dores de cabeça.

Sobre o autor

Jornalista com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio (Mtb-PE: 6770). Atualmente atua na área de redação para web, nas áreas de educação, beleza e saúde alternativa. Além da formação no curso superior, possui experiência em produção de vídeo, diagramação de livros e revistas e marketing.