,

Férias coletivas: Saiba como isso funciona

As férias são muito aguardadas pela maioria dos trabalhadores. Isso significa descanso, viagem e alguns dias para tirar o foco do trabalho. Elas são um direito garantido pela CLT, a Consolidacão das Leis Trabalhistas. Existem também as férias coletivas, você já ouviu falar? Saiba agora como isso funciona.

Como o próprio nome já diz, as férias coletivas acontecem quando um determinado grupo de trabalhadores tiram férias na mesma época. Isso pode atingir a empresa inteira ou parte dela.

A ideia nesse caso é economizar custos em empresas que funcionam de forma mais sazonais. Por exemplo, um grande hotel de verão, pode fechar suas portas durante todo o mês de julho e dar férias coletivas aos funcionários.

Isso implica em economia, pois por ser baixíssima temporada, ele aproveita para dar descanso aos colaboradores enquanto economiza na manutenção do espaço, quando não tem procura dos clientes.

O que vai determinar para uma empresa se é viável ou não as férias coletivas é a produção e comercialização de determinados produtos ou serviços e, consequentemente, na demanda ou escassez de mão de obra.

Férias coletivas: algo importante de saber como funciona

Todo funcionário e empresário deve saber como funciona o processo de férias coletivas (Foto: depositphotos)

Como funciona as férias coletivas

A legislação acoberta as férias coletivas tanto de um único setor, como de uma linha inteira de produção. Porém, com a reforma trabalhista em vigor desde novembro de 2017, o contratante deve seguir algumas regras básicas, como:

  • Pode haver até três férias coletivas ao ano;
  • Sendo que um dos períodos não pode ser menor que 14 dias e nenhum inferior a 5 dias;
  • O empregador deve comunicar as férias coletivas até 15 dias antes do seu início;
  • O Sindicatos envolvidos com as categorias e o Ministério do Trabalho devem ser avisados antecipadamente também.
  • Menores de 18 (dezoito) e maiores de 50 (cinquenta) anos de idade também poderão ter suas férias divididas (antes da reforma, não poderia).

Qual é o valor pago pelas férias coletivas

Cada trabalhador recebe as férias coletivas de acordo com o que determinada a lei para qualquer tipo de férias. Ou seja, em relação ao pagamento é a mesma coisa que as férias comuns.

Desta forma, o valor será determinado de acordo com o salário, duração das férias. Soma-se a isso o 1/3 de férias e caso ele tenha em seu salário comissões e outros adicionais, eles devem entrar na média salarial para compor as férias.

Veja também: 1/3 de férias é descontado no mês seguinte? Entenda

O que fazer com o dinheiro das férias coletivas

Saber administrar um dinheiro extra pode não ser tão fácil quanto parece. Você deve sobretudo organizar sua vida financeira para que dinheiros extras, como o das férias, seja destinado para algo proveitoso, como uma viagem ou um investimento em um curso de aperfeiçoamento.

Você deve ter em mente que o dinheiro das férias é um salário que você recebe sem ter ido trabalhar, porém quando você voltar ao trampo terá que trabalhar um mês inteiro para poder receber o seu suado dinheirinho, portanto, saiba poupa-lo para as contas que irão continuar chegando mesmo que você esteja em férias coletivas.

Poupe uma parte e gaste a outra com o que lhe dá prazer.