Todo mundo se pergunta: Será que fazer exercícios abdominais ajuda a emagrecer?

A resposta é: sim, ajuda.

Assim como qualquer outra atividade física, os abdominais exigem que nosso corpo gaste energia, por consequência queima-se gorduras. Mas claro que se você fizer execicios aeróbicos (caminhada e etc), você vai emagrecer muito mais.

Na verdade os abdominais servem para fortalecer os músculos do abdômen, o que gera aquela barriga “tanquinho”.

Existem vários tipos de exercícios abdominais que você pode fazer, mesmo que em casa e sem nenhum aparelho. Somente é necessário ter um daqueles colchonetes de academia.

Tipos de exercícios abdominais:

  • Básico: Deite-se com as costas no chão, dobre os joelhos e coloque as mãos nas orelhas. Agora, com a zona lombar no solo e o abdômen contraído, eleve os ombros para frente. Lembre-se de manter o pescoço alinhado com a coluna. Depois volta a posição inicial lentamente.
  • Inferiores: Deite-se de costas com as mãos por trás da cabeça e as pernas em extensão na vertical. Mantenha sempre os ombros e a cabeça no solo. Agora contraia o abdômen e incline as pernas e a pélvis em direção ao tórax. Pare quando os joelhos se aproximarem da cabeça ( não aproxime-os muito da cabeça). Volte a posição inicial lentamente.
  • Oblíquos: Deite-se de costas com os joelhos flectidos, os pés pousados no solo e as mãos nas orelhas. Eleve um ombro e um cotovelo em direção ao joelho oposto. Lentamente volte à posição inicial. Para a próxima repetição eleve o outro ombro e o outro cotovelo. Depois trabalhe alternando os lados.
  • Completo: deite-se de costas, com as pernas pro ar e joelhos flexionados. Mantenha as mãos nas orelhas. Flexione as pernas e a pélvis em direção ao tórax e ao mesmo tempo avance os ombros. Lentamente retorna a posição inicial.

Vídeos de séries de execícios:

Série de exercícios abdominais – Profº Emidio Peres

Aprenda a fazer abdomnais com a Solange Frazão

Treino de abdominais para boxeadores: