Erisipela: o que é, sintomas e tratamentos

Erisipela: o que é, sintomas e tratamentos

Foto: Reprodução

O que é Erisipela?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria (streptococo) que se propaga pelos vasos linfáticos, atinge a camada mais profunda da pele.

Pessoas diabéticas, obesas ou com problemas de circulação sanguínea nos membros inferiores são os principais portadores, independente da idade. A bactéria encontra na pele desse tipo de pessoas o ambiente favorável ao seu desenvolvimento, geralmente penetrando através de ferimentos, sendo a pele mais propícia a das pernas inchadas.

Sintomas

Os sintomas iniciais geralmente são: Febre alta, calafrios, dor de cabeça, náuseas e vômitos, e a pele avermelhada, dolorida e inchada, além de muito lisa, brilhosa e quente. O paciente também apresenta ínguas na virilha. Comumente aparecem acima dos tornozelos, mas podem ocorrer em outras partes como face ou tronco.

Com a progressão da doença, o inchaço aumenta, surgem bolhas de conteúdo amarelado ou marrom e em seguida, a necrose (morte das células).

O diagnóstico é feito apenas por exame clínico, sem necessidade de exames de sangue, por exemplo.

Tratamentos

  • O médico indica um antibiótico específico para combater a bactéria;
  • Na fase inicial, para aliviar o inchaço, o repouso com a elevação das pernas;
  • Tratamento das frieiras (um dos principais modos de contaminação), ou de qualquer ferimento que possa ser entrada da bactéria para evitar a reincidência (erisipela de repetição);
  • Observação especial com higiene da pele;
  • Também podem ser necessários outros medicamentos, como antipiréticos, anti-inflamatórios, analgésicos ou outros atuantes na circulação venosa ou linfática.

Fontes de informações:

http://www.erisipela.com.br/