, ,

Elaborando um plano de Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

Ter um plano de marketing é extremamente importante para gerir uma carreira nos dias de hoje. No entanto, são poucas as pessoas que alcançam o sucesso, isso por conta de planos mal elaborados, ou até mesmo por falta da informação necessária.

Como forma de ajudar aqueles que ainda não desenvolveram o seu plano de marketing pessoal, ou acham que ele não vai ajudar em nada, selecionamos uma série de razões para você criar o seu agora mesmo! Confira abaixo:

Razões para criar um Plano de Marketing Pessoal

  1. Um plano de marketing pode ser comparado a uma “receita”, onde o seu conteúdo é composto por ideias de fácil aplicação e muito práticas. Ou seja, não é nenhum “bicho-de-sete-cabeças”.
  2. Vários dos seus concorrentes estão elaborando ou já possuem o seu plano de marketing pessoal, fato que deixa alguns passos atrás deles na luta por um emprego.
  3. Um plano desse tipo atrai novas oportunidades de negócios, o que consequentemente gera mais dinheiro!
  4. Um plano de marketing traz reconhecimento pelo seu esforço, tanto no estudo, quanto no trabalho. É praticamente um “resumo” de toda a sua trajetória profissional.
  5. Tempo é dinheiro: quanto mais rápido você elaborar o seu plano, mais rápido você começará a ganhar dinheiro.

Estratégias

Estratégias de Marketing Pessoal
  • Na primeira parte do seu plano de marketing, você deve desenvolver as suas capacidades e atributos que são capazes de causar um impacto totalmente positivo nas pessoas que o verão.
  • Ainda na primeira parte, procure colocar também suas qualidades na atuação profissional, como liderança, relacionamento interpessoal, motivação, criatividade, entre outros. Para isso, é preciso antes de qualquer coisa, conhecer os seus pontos fortes, procurando enfatizá-los.
  • Na hora de desenvolver o plano, faça de conta que você mesmo se deu “nota 1000” no ano passado. A autoestima é algo essencial e que não pode faltar no marketing pessoal, afinal, se você não achar que é capaz, ninguém vai achar.
  • Outra parte importantíssima são as ferramentas de autopromoção. Procure criar um website, onde você mostre seu portfólio de trabalhos e crie cartões de visitas diferenciados e que passem um pouco da sua “marca pessoal”.
  • Outra forma de mostrar sua imagem e do que você é capaz é dar palestras em instituições de ensino. Isso é praticamente uma “catapulta” para promover sua imagem.
  • Todos esses conceitos devem estar sempre unidos de forma coerente, já que estamos falando de um elemento para alavancar sua carreira profissional e consequentemente, alcançar o sucesso.